12 hábitos que fazem engordar | Coaching

Hábitos que fazem engordar. Alimentação saudável. Coaching nutricional

Seguramente que tem manias ou hábitos que fazem engordar e que repete de forma rotineira. Não chega fazer dieta, há que seguir uma Dieta Coerente e deixar alguns comportamentos que, erroneamente, acha que ajudam a perder peso. Hoje apresentamos-lhe alguns hábitos que o/a boicotam e fazem com que não consiga emagrecer. Lembre-se que em 21 dias o corpo se acostuma aos novos hábitos e será mais fácil alcançar o seu objetivo.

 

12 hábitos que fazem engordar

Aplique estas mudanças de hábitos na sua vida quotidiana e verá como desativa estes 12 hábitos que fazem engordar:

Não tomar água com limão

Começar o dia a beber um copo de água com três gotinhas de limão ajuda com a prisão de ventre, alcaliniza o ph, favorece a eliminação de toxinas, e sentir-se-á mais leve.

Saltar o pequeno-almoço

Seja porque não tem o hábito de tomar o pequeno almoço, por falta de tempo, ou porque acha que é bom para emagrecer, saltar o pequeno-almoço é um erro. Quando se levanta deve ativar o seu metabolismo e nada melhor que um pequeno-almoço equilibrado para começar o dia. Este deve conter proteína, gordura favorável e hidratos de carbono e não deixe passar mais de uma hora desde que acorda até que faça o pequeno almoço. É um dos hábitos que fazem engordar que mais se repete.

Saltar os lanches da manhã ou da tarde

O corpo precisa de comer a cada 4h para equilibrar a hormona insulina, que regula o apetite e o armazenamento de gordura. Quando comes 5 vezes ao dia o seu corpo sente-se saciado e não chegará ao almoço ou ao jantar com uma fome voraz. Está comprovado que o jejum engorda o mesmo que um prato de massa, uma vez que na refeição seguinte  o organismo aproveitará as calorias com mais eficiência.

Ingerir muito sal

Salgar em excesso a comida não é saudável já que aumenta a pressão arterial e além disso faz com que retenha mais líquidos, o que bloqueia a sua possibilidade de emagrecer. A boa notícia é que pode educar o paladar acrescentando a cada dia menos sal aos seus pratos, em pouco tempo irá se habituar.

Comer antes de ir para a cama

Este é um hábito muito comum, comer algo que curiosamente costuma estar repleto de calorias, como chocolate ou uma bolacha antes de se deitar. Segundo a cronobiologia, é o pior momento do dia para ingerir hidratos, porque há menor sensibilidade àinsulinae as calorias armazenam-se em forma de gordura. Deve merendar bem, fazer um jantar leve e se precisar de comer algo na ceia, é preferível que sejam proteínas (uma fatia ou duas de fiambre ou salmão fumado) que não aportam tantas calorias.

Comer distraído faz engordar

Na Dieta Coerente recomendamos que o momento da refeição deve ser especial, tem que se dar conta do que come, aproveitar, saborear e ser consciente de cada mordida. Se está a comer com o telemóvel, lendo, vendo tv etc., fará com que a sua mente se disperse e não esteja realmente consciente do que come. Segundo um estudo do American Journal of Clinical Nutrition, as pessoasque comem distraídas costumam ingerir até mais 50% de calorias.

Comer rápido

O tipo de vida que levamos faz com que não tenhamos muito tempo para fazer as refeições. Deves saber que a digestão começa na boca e quanto mais mastigar a comida mais fácil será para o seu organismo digerir-lha. Além disso, a sensação de saciedade demora uns 15-20 minutos a chegar ao cérebro, pelo que deve investir  pelo menos 20 minutos em comer para não engordar.

Dormir pouco ou mal

Quando dorme mal ou fica acordado até tarde os seus hábitos alimentares ficam alterados já que os teus horários mudam. Isto afeta a nível hormonal, facilita a conversão de calorias em gordura e que não tenha sensação de saciedade ao comer.

O stress e a ansiedade

Estes são dois inimigos da dieta, provocam a “fome emocional" e fazem com que se lance na comida menos saudável ou repleta de calorias para acalmar a sua ansiedade. Por outro lado, ativam a insulina, favorecem que o seu organismo acumule mais gordura e que os seus depósitos não se queimem (inibem a lipolise). Compense o stress com atividades de lazer e técnicas de relaxamento. Tenha sempre preparada uma bandeja anti-fome para quando aparecer esta sensação.

Beber pouca água

O seu organismo acumula toxinas que devem ser expulsas pela urina. Beber água ou infusões é um hábito que deve praticar. Curiosamente quanto mais bebe, mais sede tem já que o organismo se acostuma facilmente ao bom e gosta de estar hidratado.

Sedentarismo

De nada vale a dieta se não segue um estilo de vida ativo. Não quer dizer que tenha que entrar já num ginásio  se não tem tempo ou não gosta. Caminhe, passeie, ande de bicicleta, suba as escadas a pé e faça10 minutos de tonificação por dia

Misturar féculas na mesma refeição

Uma das máximas da Dieta Coerente é não misturar féculas (pão, batatas, massa, quinoa, arroz, cuscuz) na mesma refeição, porque multiplicam os seus efeitos sobre a insulina, favorecendo o armazenamento de gordura corporal.

Agora que já sabe que há hábitos que fazem engordar e quais são, só tem que modificar os seus hábitos para perder o peso que te incomoda.

 

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