Água com limão em jejum

Beba um copo de água com gotas de limão todas as manhãs em jejum, para beneficiar destas 6 propriedades únicas. A dose correta é um copo de água morna, 2-3 gotas de sumo de limão para equilibrar o ph, ativar o sistema imunitário, favorecer a formação de colagénio e ativar o fígado e a vesícula.

O limão contém vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, que é um potente antioxidante, cujo défice pode ocasionar o escorbuto.

A vitamina C participa na formação do colagénio, dos glóbulos vermelhos e favorece a absorção de ferro. Os citrinos contêm, além disso, outras vitaminas como betacaroteno (pró-vitamina A) e o ácido fólico (vitamina B9), minerais como potássio e fibra, que fazem com que o seu consumo seja altamente recomendável.

Preserva a sua juventude e repõe eletrólitos

De todos os citrinos o limão é o que mais quantidade de Vitamina C contém. Também fornece vitaminas do grupo B (B1, B2, B3, B5, B6 e B9 ou ácido fólico). Os seus bioflavonoides favorecem a absorção da vitamina C, melhoram a circulação, ativam a produção de colagénio e atuam como antioxidantes, atrasando o envelhecimento prematuro.

A água com gotas de limão no pequeno-almoço pode ser uma “bebida para desportistas” devido seu conteúdo em minerais: potássio, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, flúor e sódio.

Água com gotas de limão em jejum é depurativo

O limão é uma das frutas mais depurativas que existe. O seu conteúdo em potássio torna-o um grande diurético, sendo um aliado perfeito em dietas depurativas ou para emagrecer. Desta forma, ajuda a eliminar as toxinas que se vão acumulando no seu organismo, melhorando o funcionamento do sistema linfático ao eliminar líquidos e beneficiando também o processo de eliminação do ácido úrico.

O limão é bactericida e antioxidante

O limão é conhecido pelo seu poder de combater infeções graças ao seu ácido cítrico. Apresenta propriedades contra bactérias, vírus, fungos e parasitas. Também ajuda a combater o mau hálito ou halitose.

Como já vimos o seu elevado teor em vitamina C (aproximadamente 50mg por cada 100g de limão) fornece um extra de saúde ao seu sistema imunitário pelo seu poder antioxidante.

Os antioxidantes são necessários para contrariar os efeitos dos radicais livres que se acumulam no corpo, prevenindo assim o envelhecimento prematuro. Especialmente se fuma, sofre muito com o stress ou tem alguma doença crónica.

Água morna com limão melhora a vesícula

O limão ajuda no esvaziamento intestinal, evitando que fiquem resíduos no intestino e melhorando a qualidade das suas digestões. Entre as suas propriedades destaca-se também a de estimular a vesícula. Este órgão garante que as gorduras da dieta se misturam corretamente, o que é necessário para que o intestino esteja limpo.

Ter uma vesícula ativa, melhora as digestões lentas, a prisão de ventre e as náuseas.

Sumo de limão em jejum é aliado das suas digestões

Um bom remédio caseiro em caso de gases, inflamação abdominal ou digestões pesadas é beber água com gotas de limão no pequeno-almoço ou antes de almoçar e de jantar. Em certas ocasiões é necessário acrescentar mais sumo de limão, para recuperar o ph ácido do estômago e fazer com que a digestão decorra com mais facilidade.

A água com limão alcaliniza

A dieta ocidental é muito acidificante e com frequência provoca doenças por carência devido à desmineralização: cansaço, palidez, anemia, dor de cabeça, picos emocionais, contraturas musculares, cáries, queda de cabelo, unhas quebradiças, osteoporose…

O limão apesar do seu sabor ácido, quando dissolvido em água, tem o efeito contrário, pois gera um tampão citrato de caráter alcalinizante, que protege as reservas minerais (ossos, dentes, glóbulos vermelhos, cabelo e unhas). Além disso, recomendamos-lhe seguir uma dieta rica em alimentos alcalinos.

 

 


Acidez do alimentos. Água com limão em jejum.

 

É muito fácil começar o dia bebendo um copo de água com gotas de limão, sobretudo quando contribui com tantos benefícios, verdade? Lembre-se de não ultrapassar a dose. Para um copo de água morna (250 ml) acrescente 2-3 gotinhas de sumo de limão.

Na tabela seguinte indicamos  outros citrinos que poderá incluir na sua dieta:

Cidra. Dieta Saudável. Água com limão em jejum

A Cidra é raro consumir-se fresca uma vez que quase não tem sumo, a sua casca usa-se em preparações de doçaria e como aromatizante pelo seu elevado conteúdo em óleos essenciais. Desde a antiguidade que se utiliza com fins terapêuticos (contra problemas pulmonares, intestinais e outros). O seu óleo essencial é considerado antibiótico.

Lima. Dieta Saudável. Água com limão em jejum

A Lima é valorizada pelo seu aroma, a sua casca ralada é usada em doçaria e as folhas de algumas variedades como aromatizante na cozinha do sudeste asiático. Com o seu sumo fazem-se bebidas refrescantes. É a mais ácida de todos os citrinos, de facto, quase o 8% do seu peso é ácido cítrico.

Limão. Dieta Saudável. Água com limão em jejum

O limão é nativo da Ásia. Devido à acidez do seu sumo, ele pode ser usado para tornar a água potável, adicionando 4 ou 5 gotas por cada copo de água e deixando atuar por alguns minutos. É o citrino com maior quantidade de vitamina C.

Tangerina. Dieta Saudável. Água com limão em jejum

A tangerina é o citrino mais parecido com a laranja, é mais pequena e achatada, de sabor mais aromático, é mais fácil de tirar a sua casca, e de acidez ligeiramente inferior (devido a uma maior proporção de açúcares simples), pelo que se considera um doce natural de fácil consumo.

Laranja. Dieta Saudável. Água com limão em jejum

As Laranjas formam quase 3/4 da produção mundial de citrinos. São muito versáteis graças ao seu tamanho moderado, doçura, quantidade de água e acidez.

Toranja. Dieta Saudável. Água com limão em jejum

A Toranja tem um aroma intenso, utilizado na produção de óleos essenciais para aromaterapia. É útil para o combater a prisão de ventre.

 

Pode nos seguir nas nossas redes sociais, FacebookInstagram ou no nosso canal do YouTube para seguir todas as nossas dicas.