Alimentos que prolongam o bronzeado

Alimentos que prolongam o bronzeado. Alimentação saudável. Dieta Coerente

Neste artigo propomos vários truques para conseguir um bronzeado rápido e saudável e dizemos-lhe quais os alimentos que o prolongam. Esses alimentos contêm uma série de nutrientes que preparam, protegem e hidratam a pele para que fique bronzeada, luminosa e uniforme.

Em primeiro lugar, é necessário hidratar muito bem a pele de forma a manter a sua boa  aparência e evitar que descame facilmente. Lembre-se de beber pelo menos um litro e meio de água todos os dias e utilizar um bom hidratante durante todo o ano.

Antes de se expor ao sol, deve fazer uma correta esfoliação, para retirar as células mortas e deixar o bronzeado o mais uniforme possível.

Dieta para um bronzeado perfeito

Inclua os seguintes alimentos na sua alimentação para ativar a formação de melanina de forma natural. A melanina é uma molécula produzida para metabolizar a luz solar e dissipar a radiação prejudicial. A melanina também é responsável pela cor dourada após a exposição ao sol.

A sua alimentação deve conter frutas e vegetais frescos e da época, pois fornecem um maior conteúdo nutricional. Ativam as defesas da pele e reduzem os danos criados pelos radicais livres derivados da exposição solar.

Estes são os alimentos que prolongam o bronzeado

Licopeno

O tomate é muito interessante pois fornece licopeno, um antioxidante muito poderoso que mantém a pele luminosa, suave e elástica. Também tem propriedades anticancerígenas e é fotoprotetor. Outros alimentos que possuem este nutriente são a melancia, o morango e a cereja.

Vitaminas A, C, E

Os alimentos mais interessantes que prolongam o bronzeado são aqueles que contêm carotenos, que são precursores da vitamina A, e aqueles que fornecem vitaminas C e E.

A vitamina A é essencial para a saúde da pele, das mucosas e da visão, por isso também é conhecida como retinol, pois favorece a formação de pigmentos que melhoram a retina e evitam os danos maculares.

 

Os precursores da vitamina A são os carotenos. Eles são convertidos em vitamina A no intestino delgado. Os carotenos possuem propriedades antioxidantes e previnem o envelhecimento precoce da pele, são encontrados em alimentos com cores intensas de laranja, vermelho ou verde.

Na tabela a seguir, indicamos os alimentos com maior teor de beta-caroteno. Pode ingeri-los inteiros, em salada, gaspachos ou smoothies com manga, melancia, pêssego, kiwi

Cenouras

8731

Grelos

8000

Repolho

5200

Agrião

4900

Espinafres

3335

Pimento Vermelho

2814

Acelga

2010

Damasco

1618

Tomate

1302

Alface

1122

A vitamina C melhora a síntese de colagénio e tem efeito anti-envelhecimento. Alimentos ricos em vitamina C reduzem os danos que os raios UVA causam às fibras de colagénio e elastina, que promovem o aparecimento de rugas. Aumente o consumo de frutas cítricas, kiwi, papaia, alface, espinafres crus e salsa para desfrutar de todos os seus benefícios.

Os óleos de sementes, as sementes e os frutos secos juntamente com o azeite extra-virgem, também são alimentos que prolongam o bronzeado, pois são as melhores fontes de vitamina E. Favorecem o bloqueio dos radicais livres, mantendo a pele jovem e com um bom bronzeado.

 

Polifenóis

Estão presentes nos frutos vermelhas, chá e vinho tinto. São alimentos que prolongam o bronzeado, fornecem flavonóides, antocianinas e carotenóides com efeito anti-envelhecimento e ativam a síntese de colagénio, reduzindo os sinais de envelhecimento precoce.

 

Ómega 3

Deve-se também aumentar o consumo de alimentos ricos em ómega-3, como peixes gordos e frutos secos, para melhorar a elasticidade das membranas celulares e equilibrar as hormonas, responsáveis ​​pela hidratação e oleosidade da pele.

Tente adicionar à sua dieta estes alimentos que prolongam o bronzeado, lembre-se de beber pelo menos um litro e meio de água, sopa e consumir vegetais com alto teor de água, como pepino, para neutralizar a desidratação gerada pelo sol, o cloro dos piscinas e sal marinho.

 

Smoothies para ativar o bronzeado

Se o seu tom natural não for muito bronzeado, ative a melanina com os antioxidantes deste smoothie bronzeador: 4 colheres de sopa de beterraba, um punhado de amoras e outro de mirtilos. Devido ao seu alto teor de resveratrol e vitamina C, aumentam a produção de antioxidantes e colagénio, para uma pele mais luminosa.

Pode experimentar este outro smoothie ativador do bronzeado: 1/2 manga em pedaços, 1 fatia de abacaxi e 1/2 colher de sopa de limão, adicione água fria ou gelo picado a gosto. Tanto o abacaxi quanto a manga contêm beta-caroteno e o limão evita a formação de manchas solares.

 

Como prolongar o seu bronzeado depois do verão

  • O normal é que depois de um mês ou 40 dias a sua pele esteja completamente renovada, voltando ao seu tom natural.
  • Lembre-se de que o sol de setembro é agressivo, pelo que deve continuar a usar um protetor solar adequado.
  • Não abuse dos solários para evitar o envelhecimento prematuro da pele.
  • Uma alternativa eficaz e segura para manter o tom dourado, sem riscos para a saúde, são os autobronzeadores. Ativam a melanina da pele quando entram em contato com a epiderme por meio de uma reação de oxidação.
  • A sua vantagem é que a cor é gradual, para que possa aplicá-los quantas vezes quiser até atingir o tom desejado. No início do verão é aconselhável esfoliar a pele para que o bronzeado fique uniforme.
  • Se for de férias em setembro, pode começar a preparar a sua pele para o sol com estes autobronzeadores. Não se esqueça de levar consigo uns bons cremes solares para prevenir as queimaduras e assim evitar a ação dos radicais livres na sua pele.

 

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