Armazenamento de alimentos e redução dos desperdícios
Armazenamento de alimentos e minimizar o desperdício. O que devemos guardar no frigorífico. Desperdício zero

Com este post queremos ajudá-l@ a organizar a sua despensa, a descobrir o que deve ter em sua casa, como realizar o armazenamento de alimentos e redução dos desperdícios, seguindo uma alimentação saudável.

 

Despensa saudável

Os produtos secos, como leguminosas, conservas, etc. deve colocá-los num local fresco e seco, longe da luz solar, de substâncias perigosas e de odores fortes e nunca em contacto direto com o solo.

Aplique a regra FEFO, que significa First Expired, First Out, ou seja, a primeira coisa que expira é a primeira que sai. Verifique o prazo de validade dos alimentos para consumir primeiro os que se estragam primeiro. Coloque mais à mão os produtos que expiram mais cedo.

 

Na sua despensa saudável deve incluir os seguintes alimentos:

  • Frutas, legumes e vegetais da época. É importante que não armazene nem os tomates nem os abacates no frigorífico.
  • Cereais integrais e derivados: farinha, massa integral, arroz integral, arroz basmati, pão integral ou pão com sementes/frutos secos, cereais de pequeno-almoço  pobres em gordura e açúcares, sob a forma de flocos ou aveia integral, etc.
  • Frutos secos e sementes. devido ao seu conteúdo em gorduras favoráveis.
  • Leguminosas secas e em conserva.
  • Vegetais em conserva.
  • Conservas de peixe e marisco.
  • Azeite com alto teor de gordura monoinsaturada e antioxidantes (vitamina E).
  • Azeitonas e abacate como fontes de gorduras monoinsaturadas.
  • Leite meio-gordo.
  • Especiarias antioxidantes e anti-inflamatórias como curcuma, gengibre, canela, tomilho, etc.

 

O que guardar no frigorífico?

Estes alimentos encontram-se no nível intermédio da pirâmide alimentar da Dieta Coerente:

  • Alimentos proteicos mais saudáveis: peixe magro ou gordo, ovos, carnes magras de vitela, frango, peru, coelho, marisco, moluscos e derivados de soja (tofu e tempeh).
  • Laticínios ricos em proteínas, cálcio e vitaminas.
  • Salmão fumado.
  • Fiambre de aves.

 

Que alimentos congelar e cuidados a ter

O congelador é o seu grande aliado para organizar a compra e o armazenamento, quando não tem a oportunidade/disponibilidade de os comprar frescos. 

 

Siga estes truques para congelar corretamente os alimentos:

  • Armazene já tendo em conta as porções que irá necessitar em cada refeição.
  • Rotule  com o nome do produto, as porções e a data de congelamento.
  • Envolva adequadamente, para evitar a perda de água superficial por sublimação (evaporação do gelo), uma vez que isso produz queimaduras por frio que alteram a textura dos alimentos.
  • É uma boa ideia embrulhar em película aderente e por cima papel de alumínio para evitar misturar sabores e odores.
  • Se quiser congelar as sobras de uma refeição num tupperware tente não deixar muito espaço vazio, mas lembre-se de que o volume aumentará à medida que congela.
  • Nunca introduza alimentos quentes, pois isso provoca um aumento da temperatura no interior do congelador que poderá prejudicar os restantes alimentos armazenados e, além disso, força o aparelho a trabalhar demais.
  • Verifique periodicamente o conteúdo do congelador. Para isso, deverá verificar as datas de congelamento.
  • O tempo máximo de armazenamento recomendado para alimentos congelados num congelador de quatro estrelas é de aproximadamente três meses para peixes gordos e de seis meses para peixes magros e carnes.
  • Descongele os alimentos no frigorífico (ou no microondas) e consuma dentro de 24 horas.
  • Realize uma manutenção periódica no congelador para evitar a formação de gelo. 

 

Alguns alimentos não devem ser congelados, tais como, pepino, beringela ou courgette (vegetais desse tipo não lidam bem com a congelação, pois o seu elevado teor em água fará com que quando descongelados fiquem tão moles que nem sejam apetitosos).

Alimentos com uma elevada proporção de amido (arroz, batata, massa, etc.) sofrem uma deterioração da sua textura devido à degradação deste composto, enquanto as emulsões (leite, maionese etc.) são desestabilizadas, de modo que os seus ingredientes são separados em duas fases.

Por tudo isto, percebe-se a importância de um correto armazenamento dos alimentos!

 

Com que frequência devo ir às compras?

O pescado e a carne poderá comprá-los a cada 2-3 dias, uma vez por semana será suficiente se morar sozinh@ e tiver um congelador.

Frutas e vegetais em geral devem ser comprados a cada 2-3 dias, lembre-se de que são alimentos que devem ser consumidos no seu estado ideal de maturação para preservar a sua qualidade e frescura e garantir que todas as suas vitaminas e minerais se encontram em condições ideais para serem absorvidas pelo nosso organismo.

Os cereais e frutos secos podem ser adquiridos uma vez por semana.

Laticínios, leguminosas e azeite podem ser comprados uma vez por semana ou a cada duas semanas, dependendo de quantas pessoas moram em sua casa.

Lembre-se de que alimentos pré-cozinhados, doces, açúcar, manteiga, cereais refinados e todos aqueles alimentos cujo consumo deve ser feito esporadicamente é melhor que não sejam presença assídua na sua despensa, para evitar tentações!

 

Zero Desperdício

Pense que desperdiçar comida é equivalente a desperdiçar dinheiro. Também representa um desperdício de todos os recursos que foram necessários para obter, processar e transportar esses alimentos: água, eletricidade, combustível, mão de obra, etc.

A maior parte do desperdício de alimentos (42%) não ocorre nos supermercados, restaurantes ou indústrias de alimentos, mas sim nas residências. 

Em qualquer fase, seja coerente e pense nos outros:

  • Consuma produtos da época e próximos e, se possível, biológicos.
  • Não compre mais alimentos do que aqueles que consumirá nos próximos dias.
  • Consuma mais alimentos de origem vegetal.
  • Utilize a energia de forma eficiente antes, durante e após cozinhar.
  • Reutilize restos de comida para fazer outras receitas.
  • Recicle embalagens de alimentos.

 

Se gostou deste post, e ficou a perceber melhor como realizar o armazenamento correto dos alimentos e reduzir o desperdício, deixe-nos um comentário!

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