ATIVE O SEU METABOLISMO EM 15 DIAS COM 50 DICAS (II)

Se já viu o nosso post 50 dicas para ativar o seu metabolismo em 15 dias agora pode completar a informação seguindo estes conselhos. Acelerar o metabolismo irá ajudá-lo a obter um melhor rendimento do seu organismo.

Acelerar o metabolismo com um estilo de vida ativo

33.-Aumentar a sua massa muscular ativa o metabolismo

A partir dos 40 anos, a massa muscular vai diminuindo ao ritmo de 1% por ano. Este é um dos principais motivos que fazem com que tenhamos uma maior tendência a engordar com o passar dos anos.

O músculo para manter-se precisa de consumir mais calorias do que a gordura, inclusive em repouso os seus músculos consomem parte das kcal que ingere.

34.-Vida ativa

O exercício físico é o grande aliado do metabolismo, fazendo com que se multiplique por três a sua atividade. Uma pessoa sedentária queima 26 Kcal por Kg de peso, enquanto que uma pessoa mais ativa, pode aumentar esse valor para 35-40 Kcal por Kg de peso.

Para manter a massa muscular é conveniente praticar algum exercício cardiovascular diariamente como andar, nadar, correr, mas também é necessário incorporar uma rotina de tonificação muscular para potenciar o metabolismo.

35.-Tonificação muscular

A tonificação muscular intensa, concentrada nos grandes músculos e breve, favorece a definição da sua musculatura e aumenta a velocidade do metabolismo até um 100%, mesmo sete horas após o fim do exercício e 24 horas depois, se houver dores musculares.

36.-Massagem desportiva

Uma boa massagem desportiva tem um efeito parecido à tonificação muscular. Deve ser intensa e profunda porque procura recuperar as fibras musculares, ativar a circulação e favorecer o relaxamento no final.

O ideal é receber depois de um treino para somar os benefícios de ambas práticas.

37.-Sauna

Um método infalível para acelerar o metabolismo é ir a uma sauna a cada 7-10 dias. Isto porque, como se aumenta a temperatura corporal, o seu metabolismo tem que trabalhar mais para regular a temperatura, o que favorece uma maior queima de calorias. Além disso, também te ajudará a eliminar toxinas e disruptores endócrinos.

38.-Durma 7 horas

Dormir pouco favorece um metabolismo mais lento e um maior peso corporal. Insónias ou uma má noite de sono aumenta os níveis de grelina, a hormona do apetite pelo que tenderá a comer a mais.

Pelo contrário, dormir mais de 8 horas pode favorecer a desaceleração do metabolismo, já que em repouso o seu organismo precisa de menos calorias e energia para funcionar.

39.-Pratique o «relaxing»

O stress crónico a que estamos submetidos favorece a acumulação de insulina e de cortisol e reduz a velocidade do metabolismo.

Tente fazer uma pausa na sua rotina diária, praticando alguma atividade relaxante ou dando um passeio para desligar.

Acelerar o metabolismo com fatores epigenéticos

40.-Compre no perímetro do supermercado

Segundo a Clínica Mayo, quando for ao supermercado, percorra primeiro as laterais e o perímetro, para reduzir a compra de alimentos ultraprocessados, pois nestas áreas se costumam-se colocar os alimentos frescos, da época, carnes e pescados.

41.-Leve a lista de compras feita

Antes de ir às compras faça uma lista do que precisa, cumpra-a e evite ceder às tentações que são colocadas no supermercado. Não baixe a guarda até sair se não cairá na tentação na linha de caixas.

42.-Não vá às compras com fome

É preferível que vá às comprar com o estômago cheio pois se for com fome acabará por comprar mais e pior.

43.-Utilize pratos pequenos

O cérebro associa o espaço vazio com menos comida, pelo que lhe recomendamos que utilize pratos pequenos para favorecer a saciedade e acelerar o metabolismo ao consumir as quantidades e proporções corretas dos alimentos.

44.-É preferível utilizar copos estreitos e altos

Se for consumir uma bebida calórica ou alcoólica, as investigações sobre a matéria concluem que é melhor utilizar copos altos e estreitos, pois estão associados a uma porção menor em volume.

45.-Sirva os diferentes pratos um por um

Se servir ao mesmo tempo todos os pratos é provável que consuma mais Kcal. Espere terminar o primeiro prato para trazer da cozinha o segundo.

46.-Não coma assistindo televisão

Comer em frente à televisão tem sido associado a uma pior escolha alimentar e a um conteúdo mais calórico da dieta.

47.-Evite os anúncios de comida

Quando vir um anúncio sobre fast-food, comida ultraprocessada ou refrigerantes, levante-se  e evite vê-lo. A visualização de anúncios deste tipo de comida e bebida tem sido relacionada com uma maior apetência por doce e um maior consumo deste tipo de comida de pior qualidade, carregada de calorias vazias.

48.-Dê a si mesmo um gosto a fim-de-semana

«Toda a proibição gera compulsão» já o dizia a sabedoria popular, por isso é conveniente que o seu estilo de vida seja compatível com a sua vida social. Ao fim-de-semana relaxe um pouco os seus hábitos e faça uma pausa alimentar, que ajudará a manter um consumo mais saudável durante a semana com menos ansiedade.

49.-Se vai jantar fora, lanche em casa

Quando tiver um jantar com amigos ou família, tente fazer um lanche em casa antes de ir ao evento. É importante que inclua algo de proteína para garantir o equilíbrio hormonal e o controlo do apetite. Assim poderá prescindir dos petiscos iniciais e poderá deliciar-se com o/os pratos principais.

50.-Se lhe prescreveram antibióticos tome um probiótico

Uma vez que, 80% das suas defesas se encontram no intestino, é conveniente que se tiver que tomar um antibiótico, tome um probiótico de farmácia separado 2 horas do antibiótico. Deste modo o seu metabolismo e sistema imunitário manter-se-ão ativos.

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