ATIVE O SEU METABOLISMO EM 15 DIAS COM 50 DICAS (II)

Se já viste o nosso post 50 conselhos para ativar o metabolismo em 15 dias agora podes completar a informação seguindo estes conselhos. Acelerar o metabolismo te ajudará a sacar melhor rendimento do teu organismo.

Acelerar o metabolismo com um estilo de vida ativo

33.-Aumentar a tua massa muscular ativa o metabolismo

A partir de 40 anos, a massa muscular vai descendo ao ritmo de 1% anual. Este é um dos principais motivos que fazem com que tenhamos uma maior tendência a engordar conforme cumprimos anos.

O músculo para manter-se precisa consumir mais calorias que a gordura, inclusive em repouso os teus músculos consomem parte das kcal que ingeres.

34.-Vida ativa

O exercício é o grande aliado do metabolismo, fazendo com que se multiplique por três a sua atividade. Uma pessoa sedentária queima 26 Kcal por Kg de importância, enquanto que uma pessoa mais ativa, pode aumentar essa cifra a 35-40 Kcal por Kg de peso.

Para manter a massa muscular é conveniente praticar a diário algo de exercício cardiovascular como andar, nadar correr, mas também é necessário incorporar uma rotina de tonificação muscular para potenciar o metabolismo.

35.-Tonificação muscular

A tonificação muscular intensa, concentrada nos grandes músculos e breve favorece a definição da tua musculatura e incrementa a velocidade do metabolismo até um 100%, inclusive sete horas após finalizado o exercício e 24 horas depois produziriam-se dores musculares.

36.-Massagem desportivo

Uma boa massagem desportiva tem um efeito parecido à tonificação muscular. Deve ser intensa e profunda porque procura recuperar as fibras musculares, ativar a circulação e favorecer a relaxação após terminar-la.

O ideal é receber após um treinamento para somar os benefícios de ambas práticas.

37.-Sauna

Um método infalível para acelerar o metabolismo é tomar ( ir a )uma sauna a cada 7-10 dias. Deve-se a que como se eleva a temperatura corporal, o teu metabolismo tem que trabalhar mais para regular a temperatura, o que favorece uma maior queima de calorias. Além disso também te ajudará a eliminar toxinas e disruptores endócrinos.

38.-Dorme 7 horas

Dormir pouco favorece um metabolismo mais lento e um maior peso corporal. A insónia ou uma má noite aumenta os níveis de grelina, o hormônio do apetito pelo que tenderás a comer a mais.

Pelo contrário, dormir mais de 8 horas pode favorecer a desaceleração do metabolismo, já que em repouso o teu organismo precisa menos calorias e energia para funcionar.

39.-Pratica o relaxing

O stress crónico ao que estamos submetidos, favorece a acumulação de insulina e de cortisol e reduz a velocidade do metabolismo.

Tenta fazer um parêntesis no tua rotina diária, praticando alguma atividade relaxante ou dando um passeio para desligar.

Acelerar o metabolismo com fatores epigenéticos.

40.-Compra no perímetro do supermercado

Segundo a Clínica Maio, quando vás ao supermercado, percorre primeiro os laterais e o perímetro, para reduzir a compra de alimentos ultraprocessados, pois nestas áreas se costumam colocar os alimentos frescos, de temporada/estação, carnes e pescados.

41.-Leva a lista da compra feita

Antes de ir a comprar faz uma lista com o que precises, te cinge a ela e evita picar nas tentações que te põe o supermercado. Não baixes a guarda até sair se não cairás na linha de caixas.

42.-Não vá ás compras com fome

É preferível que vás á comprar com o estômago cheio se vais com fome comprarás mais e pior.

43.-Utiliza pratos pequenos

O cérebro associa o espaço vazio com menos comida, pelo que te recomendo que utilizes pratos pequenos para favorecer a saciedade e acelerar o metabolismo ao consumir as quantidades e proporções corretas dos alimentos.

44.-Melhor os copos estreitos e altos

Se vais consumir uma bebida calórica ou alcoólica, as investigações sobre a matéria concluem que é melhor utilizar copos altos e estreitos, pois se associa a uma ração menor (dúvida) em volume.

45.-Serve os diferentes pratos de um em um

Se serves ao mesmo tempo todos os pratos é provável que consumas mais Kcal. Espera a terminar o primeiro prato para trazer da cozinha o segundo.

46.-Não comas vendo a tv

Comer em frente a televisão relacionou-se com uma pior eleição alimentária e com um conteúdo mais calórico da dieta.

47.-Evita os anúncios de comida

Quando vejas um anúncio sobre comida rápida, ultraprocessada ou de bebidas refrescantes, levanta  e evita ver-lo. Relacionou-se a visualização de anúncios deste tipo de comida e bebida com uma maior apetência por doce e um maior consumo deste tipo de comida de pior qualidade, carregada de calorias vazias.

48.-Dá-te um gosto o fim de semana

“Toda a proibição gera compulsão” já o dizia a sabedoria popular, por isso é conveniente que o teu estilo de vida seja compatível com a tua vida social. O fim de semana relaxa um pouco os teus hábitos e dá-te um respiro alimentário, que ajudará a manter um consumo mais saudável durante a semana com menos ansiedade.

49.-Se vais jantar fora, lanche em casa

Quando tenhas um jantar com amigos ou família, prova a lanchar em casa antes de ir ao evento. É importante que incluas algo de proteína para garantir o equilíbrio hormonal e o controle do apetito. Assim poderás prescindir dos petiscos e poderás te deleitar com o/os pratos principais.

50.-Se te prescrevem antibióticos toma um probiótico

Como o 80% das tuas defesas se encontra no intestino, é conveniente que se tens que tomar um antibiótico, tomes um probiótico de farmácia separado 2 horas do antibiótico. Deste modo o teu metabolismo e sistema imunitário se materão ativos.

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