Calorias vazias e álcool

Calorias vazias. Calorias do álcool. Inimigos da dieta

Em qualquer época do ano, reunimo-nos ao redor da mesa para celebrar os acontecimentos. As férias, o Natal, os compromissos familiares (casamentos, batizados, funerais), os jantares da empresa favorecem o consumo de calorias vazias, procedentes tanto do açúcar oculto dos pratos especiais e sobremesas quanto das bebidas alcoólicas.

 

O que são as calorias vazias?

As calorias vazias estão naqueles alimentos que ao consumires fornecem muitas calorias mas poucos nutrientes de qualidade, favorecendo o acréscimo de peso e piorando a tua saúde.

O açúcar oculto na alimentação é uma fonte de calorias vazias muito importante. O açúcar contribui 4 Kcal por grama, na seguinte infografia podes ver o açúcar oculto de alimentos muito consumidos.

As calorias vazias do álcool, além disso são muito difíceis de queimar. As bebidas alcoólicas contribuem 7 Kcal por grama de álcool.

Alimentos com calorias vazias

  • A padaria  industrial, os gelados e os cereais açucarados, além de açúcar, têm um alto conteúdo de gorduras saturadas ou  trans, que só fornecem calorias vazias e são contraproducentes para a tua saúde. Cuidado com as frases “rico em fibra", “rico em ferro", etc.
  • Snacks e aperitivos salgados, fornecem muitas calorias vazias, como qualquer sobremesa. Não te deixes enganar quando diz “light", fixa-te na rotulagem e verás que não há tanta diferença. Cuidado com a quantidade de sal que contribuem, costuma ser excessiva e ajuda a que aumente a retenção de líquidos e não são recomendáveis para as pessoas hipertensas.
  • Os refrescos açucarados, uma lata equivale a uns seis cubos de açúcar. Cuidado com os mais miúdos, já que segundo estudos da Universidade de Yale, a probabilidade de que uma criança seja obesa aumenta em 60% se consome por dia uma lata de refrigerante. Tenta que a tua bebida quotidiana seja a água, o melhor é praticar com o exemplo. O excesso de açúcar que fornecem os refrigerantes associa-se com a diabetes, obesidade e patologias associadas.
  • Sumos industriais têm imenso açúcar e praticamente nenhuma fibra. A nossa recomendação é que comas fruta inteira, é mais saciante e fornece todos os nutrientes.
  • Bebidas para desportistas, energéticas ou isotónicas, cada vez são mais consumidas, no entanto contêm muito açúcar e poucos minerais, indispensáveis para recuperar após a prática desportiva.
  • Refeições e molhos pré-cozinhados.
  • Alimentos fritos, é melhor preparar no forno, na frigideira, cozido, ao vapor ou a brasa.  Quando fores fritar, usa azeite virgem extra que é o que melhor aguenta a temperatura.
  • O açúcar tanto o refinado como o amarelo, a marmelada e o mel.
  • O álcool. As calorias vazias do álcool são facilmente assimiláveis e passam diretamente para os teus depósitos de gordura.

 

Bebidas alcoólicas

As calorias vazias e o álcool estão diretamente relacionados, mas nem todas as bebidas alcoólicas fornecem a mesma quantidade. Criámos uma infografia das calorias do álcool, para que possas ver as diferenças entre as mais consumidas.

Ao beber bebidas alcoólicas não ingeres nenhum nutriente, isto quer dizer que não te alimentam mas sim te engordam. Além disso, a ingestão de álcool dá-te fome já que desequilibra o açúcar no sangue e reforça o armazenamento de gorduras e açúcares.

A seu contribuição energética é de 7 kcal por grama, se comparamos com a da gordura (9 kcal por grama), a diferença não parece muita, mas o seu efeito sobre o teu organismo é diferente. As calorias da gordura são necessárias e podem-se queimar para obter energia, enquanto as das bebidas alcoólicas são supérfluas e desnecessárias.

Recomendamos-te que consumas álcool com moderação, sem misturar diferentes bebidas. Para poder metabolizá-lo melhor, podes ingerir um suplemento de vitaminas do grupo B. Se bebes combinados é mais recomendável que os ingiras com água ou gelo, deixa os refrigerantes, inclusive os light, já que os primeiros contêm muito açúcar e os segundos têm um efeito parecido (pelo sabor doce) no organismo, ativam a insulina e isso vai provocar apetite.

Tabela de calorias nas bebidas alcoólicas

Cuidado con las calorías vacías que aporta el alcohol, son difíciles de eliminar. Cerveza baja en alcohol.  Cerveja baixa em álcool: 13kcal/100ml
Cuidado con las calorías vacías que aporta el alcohol, son difíciles de eliminar. Cerveza normal. Cerveja normal: 33kcal/100ml
Cuidado con las calorías vacías que aporta el alcohol, son difíciles de eliminar. Sidra Sidra: 40kcal/100ml
Cuidado con las calorías vacías que aporta el alcohol, son difíciles de eliminar. Cava Cava Brut: 65kcal/100ml
Cuidado con las calorías vacías que aporta el alcohol, son difíciles de eliminar. Cerveza negra. Cerveja preta: 66,5kcal/100ml
Cuidado con las calorías vacías que aporta el alcohol, son difíciles de eliminar. Cava Cava Semiseco: 69kcal/100ml
El maridaje de vinos es todo un arte. El mejor vino para la salud es el tinto. Calorías vacías. Vinho (tinto, branco e rosé): 77kcal/100ml
Cuidado con las calorías vacías que aporta el alcohol, son difíciles de eliminar. Vinos finos Vinho Manzanilla e Jerez: 124kcal/100ml
Cuidado con las calorías vacías que aporta el alcohol, son difíciles de eliminar. Vermú. Vermú: 134kcal/100ml
Esta lista con los enemigos de tu reto para adelgazar te ayudará a conocer qué alimentos debes comer moderación para no engordar estas fechas. Vino. Calorías vacías Vinho doce (Málaga, Oporto): 160kcal/100ml
Aprende cómo eliminar grasa abdominal evitando las bebidas alcohólicas. Son calorías vacías, no contienen nutrientes, y se almacenan en forma de grasa. Calorías vacías Whisky e rum: 233kcal/100ml
Cuidado con las calorías vacías que aporta el alcohol, son difíciles de eliminar. Vodka Vodka: 235kcal/100ml
Cuidado con las calorías vacías que aporta el alcohol, son difíciles de eliminar. Tequila Tequila: 266kcal/100ml

 

Dançar para queimar as calorias vazias

Propomos-te um truque para queimar estas calorias extra, fazendo exercício e qual melhor que dançar? Quanto tempo achas que deves dançar por cada 100g de bebida alcoólica?

Se consumiste rum, whisky, tequila ou ginebra tens de dançar 58 minutos, enquanto a vodka eliminas com 29 minutos de baile intenso. Os licores de frutas contribuem mais calorias, pelo que vais precisar mover o esqueleto durante 72 minutos. Se bebeste sidra deves dançar 10 minutos, se bebeste cava, 18 minutos.

O vinho tinto contribui resveratrol, que de forma moderada reduz o stress oxidativo. Ao dançar a um bom ritmo 18 min para o vinho tinto e 20 min para o vinho branco, terás queimado as calorias de cima.

A cerveja é a única bebida alcoólica que alimenta já que contém vitaminas, especialmente ácido fólico, fibra e minerais (silício, potássio, magnésio, cálcio e sódio) de maneira natural. O seu consumo moderado é inclusive beneficioso, um recente estudo acaba de demonstrar que a “barriga de cerveja” não existe. Só precisas de 11 minutos de dança para eliminar as suas calorias (100 g de cerveja).

Se queres que a tua dieta e saúde não se vejam prejudicadas, elege vinho ou cerveja, tenta não comer sobremesa, sai a dançar e não aconteceu nada!!

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