Coaching nutricional | Situações de risco

Coaching nutricional. Ajuda nutricionista. Dieta coerente

Quando começa a dieta parece que o universo fica do contra. Surgem tentações que o/a levam a enfrentar situações de alto risco para a sua dieta. Neste post de coaching nutricional explicamos como neutralizar estes desafios

Sentimentos Fisiológicos

Fome

Se faz as 5 refeições por dia e segue uma dieta equilibrada não deveria sentir fome física. Se nota ansiedade ou apetite provavelmente tenha saltado alguma refeição ou come demasiados hidratos de carbono. O que sente é fome emocional de produtos menos saudáveis e que comia habitualmente, como doces, snacks, etc.

Regra de coaching nutricional: não tenha esses produtos em casa para não cair na tentação. Podes preparar uma bandeja anti-fome para esses momentos com uma fruta, duas fatias de fiambre e um fruto seco.

Fadiga

Se nota cansaço enquanto estás a fazer dieta provavelmente não seja a dieta adequada. Tenha cuidado porque se a dieta não fornece as calorias  suficientes o seu corpo perde músculo no lugar de gordura.

Desejos

Planifique os seus menus e adapte as suas receitas a uma opção saudável. Não imponha proibições drásticas. Lembre-se que toda a proibição gera compulsão, e de vez em quando coma um chocolate ou um doce, para evitar que se convertam nos seus sabotadores.

Regra de coaching nutricional: imponha um limite e saboreie esse “prémio" merecido. E NUNCA sinta remorsos, pois também engordam.

 


Stress e Ansiedade

Favorecem as “comidas reconfortantes" que são ricas em açúcar e em gorduras, é o que se conhece como fome emocional. Isto acontece porque diminuem os níveis de serotonina, um neurotransmissor que  faz sentir bem e relaxad@. Ao comer esses alimentos sente-se melhor. O problema é que depois sente-se culpad@, gera mais ansiedade e cria-se um círculo vicioso. Quando está stressad@ o corpo reage como se existisse um perigo real, libertando adrenalina para lutar ou fugir e cortisol para repor a energia (que realmente não gastou). Estas duas hormonas favorecem ainda mais o apetite e o armazenamento de gordura corporal.

Coaching nutricional: espere um tempo desde que lhe dá o impulso de ansiedade até que decida comer. As aulas de yoga e meditação podem ajudar a controlar a ansiedade. Também pode chamar um amigo, sair e dar um passeio ou andar de bicicleta

 

Eventos sociais, festas e restaurantes


Coaching nutricional

  • Faça um lanche antes de ir ao evento, assim quando lhe oferecerem os aperitivos não sentirá tanta fome e poderá selecionar os que mais lhe convêm. Evite os fritos ou molhos.
  • Aumente a atividade física nesse dia.
  • Pouco álcool, são calorias vazias que se armazenam em forma de gordura e são muito difíceis de eliminar.
  • Peça cerveja 0,0% ou alterne cerveja e água. Acompanha com proteína.
  • Escolha restaurantes com opções saudáveis. Escolha saladas ou legumes como acompanhamento e carnes ou pescado grelhados ou no forno. Evite o pão e a sobremesa.
  • Trate de beber água, mas se optar por vinho, só 2 copos.
  • Escolha: sobremesa ou vinho.

 

Férias

Supõem uma mudança nas rotinas diárias e um maior risco para a sua dieta.


 

Coaching nutricional

  • Proponha barbecues, pois as carnes assadas são uma boa opção para a sua dieta. Acompanhe-as com vegetais tanto assados como em salada.
  • Prepare saladas de fruta e gaspachos frescos, ricos em água e baixos em gordura.
  • É tempo de chás, infusões com gelo e smoothies.
  • Prove a gastronomia local com moderação. Controle as porções, coma apenas metade ou compartilhe o prato.
  • Num hotel com buffet livre utilize pratos de sobremesa para servir e opte por alimentos leves.


 

Falta de apoio social

É difícil iniciar uma dieta quando à sua volta não o/a apoiam. Cozinhar pratos diferentes e lutar contra a tentação de ter alimentos em casa que não convém consumir, é um problema. Por isso é muito importante o envolvimento da família e amigos na mudança de hábitos alimentares.

Coaching nutricional: Se segue uma dieta equilibrada e saudável, como a Dieta Coerente, não terá alimentos proibidos, pelo que pode fazer a mesma comida para todos e reduzir a sua porção. Comunique aos seus amigos e colegas de trabalho que está em dieta para que o/a apoiem. Se come no trabalho, tem opções de comidas de tupper saudáveis e baixas em calorias.


 

Pensamentos Negativos

A forma de encarar os pensamentos em respeito à sua alimentação é fundamental para conseguir perder peso e mantê-lo. Um pensamento negativo sempre terá um efeito não desejado, tente pensar positivo e visualizar-se com o seu desafio conseguido.

Neutralize estas frases que repete e que destroem a sua motivação como:

1. “Os meus esforços não valem a pena porque não perco peso."

O objetivo de uma dieta de emagrecimento é perder peso e ganhar saúde. É um processo que leva o seu tempo e requer consistência e paciência. Lembre-se que não aumentou de peso de um dia para outro.

 Coaching nutricional: não esteja dependente da balança, pese-se e meça-se uma vez por semana. Às vezes não perde peso, mas reduz centímetros.  Coloque metas a curto prazo como reduzir um tamanho num mês, ou que lhe fique melhor essa peça de roupa que lhe fica tão ajustada, por exemplo.

2. “É a minha genética, não posso fazer nada."

Os fatores genéticos têm muito que ver com as dificuldades para perder peso. Conheça o seu corpo para compensar com exercício e bons hábitos a sua tendência a engordar.

Coaching nutricional: ative o seu metabolismo com alguns exercícios, 5 minutos ao dia são suficientes

3. “Comi uma bolacha e estraguei a dieta."

São pensamentos negativos que podem levar ao “tudo ou nada”, “perdido por 100, perdido por 1000” e a comer todo o pacote de bolachas ou a perder a confiança em si mesmo. Estes pensamentos favorecem sentimentos de culpa, ansiedade e baixa autoestima que levarão a comer como forma de consolo.

Coaching nutricional: lembre-se que pode comer um doce de vez em quando, com moderação. O sair da dieta numa refeição não é o mesmo que num dia inteiro.

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