Como evitar a obstipação

Evitarr a obstipação. Prisão de ventre. Alimentação saudável

A obstipação é um problema muito comum. Laxantes e tratamentos farmacológicos são usados ​​com frequência, mas é um erro, pois afetam a sua microbiota e tornam o trânsito intestinal mais preguiçoso. Neste artigo, propomos vários truques para evitar a obstipação de forma natural:

 

Dicas para evitar a obstipação de forma natural

1- Inclua fibra na sua alimentação

Já sabe que a fibra é um componente vegetal responsável por favorecer o trânsito intestinal, aumentando o tamanho das fezes e regulando a sua mobilidade para o exterior, mas também alimenta as bactérias da sua microbiota intestinal e nutre as células intestinais (enterócitos) favorecendo a trânsito.

A microbiota é composta por centenas de espécies diferentes de bactérias e tem uma grande influência no metabolismo e no sistema imunitário.

Para evitar a obstipação de forma natural, deve-se recorrer a alimentos ricos em fibras, tanto as fibras solúveis quanto as insolúveis, e estas são as suas principais diferenças:

-A fibra solúvel atrai a água de forma superficial, formando um gel viscoso e retardando o esvaziamento gástrico, o que ajuda a que se sinta saciado por mais tempo. Também tem um efeito pré-biótico, ou seja, alimenta as bactérias boas no seu intestino. Por outro lado, a fibra solúvel tem a capacidade de capturar pequenas moléculas de ácidos gordos, colesterol e açúcares para que não possam ser absorvidos pelo intestino delgado, o que favorece a manutenção de um peso saudável e evita que o colesterol e o açúcar aumentem os seus valores sanguíneos. Pode encontrar fibras desse tipo em frutas, vegetais, frutos gordos ou leguminosas.

-A fibra insolúvel é capaz de reter água na sua estrutura interna, aumentando a massa fecal e acelerando o trânsito intestinal, razão pela qual este tipo de fibra é muito importante para quem sofre de obstipação crónica. Além disso, reduz a concentração e o tempo de contacto das substâncias cancerígenas que poderiam circular pelo intestino, com a mucosa do cólon, o que diminui o risco de cancro do cólon, um dos mais comuns no mundo. Pode encontrar esse tipo de fibra em sementes e grãos, cereais integrais, casca das frutas e também em legumes.

Frutas, vegetais, cereais e leguminosas contêm fibras solúveis e insolúveis.

2- Beba água

A hidratação é outra chave para evitar a obstipação. É melhor beber entre as refeições, pois ingerir muitos líquidos no almoço ou no jantar torna a digestão mais pesada, pois dilui o suco gástrico dificultando o processo de digestão.

O seu corpo precisa de água para poder realizar todas as suas funções, principalmente no verão, quando as perdas são maiores e, se não fornecer o suficiente, ele irá retirá-la de outros lugares, inclusive das fezes, tornando-as mais secas e dificultando sua movimentação. para o exterior. Então a obstipação aparecerá.

Além da água, inclua na sua dieta sopas, caldos, infusões, frutas e vegetais. Para se ter uma ideia, a melancia contém 93% de água, o pepino 96% e uma laranja 86% de água.

3- Faça exercício

Já sabe os benefícios do desporto para prevenir todo o tipo de doenças, agora só tem de escolher entre zumba, correr, boxe, natação, … Aqui já é uma questão de gosto. O exercício ativa o intestino, o fluxo sanguíneo e as hormonas envolvidas na digestão, e é por isso que geralmente resolve a obstipação de forma eficaz quando as fibras e a água ainda não são suficientes.

Segundo as recomendações da Universidade de Michigan, o desporto acelera o trânsito do cólon, um exercício constante realizado diariamente ajuda a melhorar o funcionamento do intestino.

Pode sempre fazer exercícios que quase não exigem preparação prévia, como uma caminhada rápida, que basta abrir a porta de casa e começar a andar, ou ligue a rádio e dance um pouco sem sair de casa.

4- Não aguente a vontade de ir à casa de banho

 

O nosso corpo envia-nos sinais para eliminar o que não precisa a qualquer momento. Enquanto janta com os amigos, na praia ou durante o trabalho.

Deve sempre ouvi-lo e encontrar uma casa-de-banho que esteja próxima, se não quiser enfrentar problemas como prisão de ventre ou hemorroidas. As fezes estão carregadas de toxinas que o nosso corpo precisa descartar. Ao não fazer isso, está a permitir que essas substâncias permaneçam no seu corpo por muito tempo e podem ser prejudiciais, especialmente se se tornar uma rotina. Evitar a obstipação de forma natural é possível, lembre-se que deve incluir alimentos ricos em fibras na sua dieta, beber água mesmo se não tiver sede, dar um passeio todos os dias (se não praticar outros desportos) e ficar atento ao seu corpo quando este diz que é hora de ir à casa-de-banho.

×
Consulta de Nutrição Online