Conhece o Sistema de Rotulagem Nutri-Score?
Nutri-score. Leitura de rótulos. Escolhas alimentares saudáveis

O que é o Nutri-score?

Muitos consumidores reclamam que é muito difícil ler os rótulos, tanto devido ao tamanho dos mesmos quanto pelo seu conteúdo, que se torna de difícil compreensão, sendo necessário um conhecimento nutricional mínimo para entendê-los.

Com este novo sistema pretende-se ajudar nas escolhas alimentares dos consumidores, assinalando os produtos nutricionalmente mais interessantes, permitindo identificá-los no momento da compra. Para tal, coloca-se um rótulo constituído por 5 cores associadas a 5 letras (A, B, C, D e E), correspondendo a letra A à maior qualidade (cor verde escuro) e a letra E à menor qualidade (cor vermelha). Também é conhecido como o logótipo das 5 cores ou 5C.

O Nutri-Score é portanto um logótipo fácil de entender e que irá facilitar o conhecimento da qualidade nutricional do carrinho de compras.

Como é feito o cálculo para cada produto?

Para definir como será o rótulo de um produto, é aplicado um algoritmo que começou a ser desenvolvido na Grã-Bretanha em 2005. Esse algoritmo é universal para todos os produtos alimentícios e possui “adaptações para bebidas, gorduras e queijos”.

O Nutri-Score pode ser aplicado a 4 tipos de produtos:

  • Bebidas: à exceção de bebidas alcoólicas, inclui sumos de fruta, smoothies, bebidas sem gás, refrigerantes, entre outras.
  • Queijos: toda a variedade de queijos existente.
  • Gorduras: inclui óleos, manteigas, cremes, margarinas.
  • Outros produtos alimentares: inclui produtos de padaria, cereais de pequeno-almoço, bolachas, bolos industriais, refeições prontas, molhos, sopas, iogurtes, sobremesas, compotas, gelados, entre outros.

Em cada produto é analisado o teor de açúcares, gorduras saturadas, sal e calorias (elementos a limitar) e fibras, proteínas, frutas e vegetais (elementos a privilegiar) com base em 100g/100ml de produto.

Como se interpreta o Nutri-score

Ver se um produto que compra é mais ou menos “saudável”, é tão fácil quanto ver qual a letra que está destacada. Ao aplicar o algoritmo, é obtida uma letra que qualifica a comida ou bebida. A melhor letra é a A e a pior seria a E. Pode ver na infografia seguinte como este logótipo se apresenta.

  Nutri-score. Sistema de rotulagem. Leitura de rótulos

 

Onde já foi adotado este Sistema?

França e Bélgica já definiram o Nutri-score como o sistema de rotulagem oficial, enquanto que a Espanha, Alemanha, Holanda e Suíça estão em vias de o adotar. Em Portugal foi realizado um estudo que revela que o sistema de rotulagem Nutri-score é considerado o sistema de rotulagem mais eficaz para os consumidores portugueses.

De acordo com os resultados preliminares divulgados, e após a análise a vários sistemas de rotulagem, o Nutri-score distinguiu-se dos demais por “avaliar facilmente os alimentos de forma global, permitindo uma fácil compreensão da sua qualidade nutricional”. Por essa razão, está a decorrer uma petição, apoiada pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), que defende a utilização obrigatória do Nutri-score na Europa, de forma a uniformizar o sistema de rotulagem nos 28 estados-membros.

 

Paradoxos do Sistema Nutri-Score

Como os valores são calculados por 100g de produto e tem maior peso no algoritmo o valor calórico total dos alimentos, comparativamente às vantagens das gorduras saudáveis ​​do azeite, aparecem certas incongruências. Por essa razão, tem uma melhor pontuação uma Coca-Cola Zero do que o azeite extra-virgem.

Outro caso curioso são os cereais de pequeno-almoço e os sumos comerciais. Eles são ricos em açúcares, pelo que daria uma má pontuação (vermelha), mas, devido ao alto teor de fibras ou frutas, respetivamente, que lhes confere uma pontuação verde, eles permanecem na zona amarela, o que pode sugerir ao consumidor que seu consumo é recomendável.

Apesar de tudo isto, é importante recordar que esta será apenas uma ajuda, contudo o mais importante é basearmos a nossa alimentação em alimentos frescos, naturais e da época, que não precisam de nenhum rótulo.

 

Pode nos seguir nas nossas redes sociais, FacebookInstagram ou no nosso canal do YouTube para acompanhar todas as nossas dicas.