Conselhos para a menopausa
Conselhos menopausa. Alimentação saudável na menopausa

Siga estes conselhos caso esteja na menopausa, para neutralizar os transtornos típicos desta fase da sua vida, como o aumento de peso, afrontamentos ou altos e baixos emocionais.

A partir dos 40 anos, as mulheres vão perdendo energia vital e o metabolismo vai ficando mais lento. Com a chegada da menopausa aparece com frequência a retenção de líquidos, um aumento da gordura abdominal, osteoporose ou hipotiroidismo.

Conselhos para a menopausa

1.-Comece o dia de forma Coerente

Não deixe passar mais de uma hora desde que se levanta até tomar o pequeno-almoço. Comece o dia com um copo de água com algumas gotas de limão e não se esqueça de introduzir proteína no seu pequeno-almoço (fiambre de aves, ovo, salmão, queijo …).

2.-Menos Calorias

Diminua o aporte calórico da dieta, coma menos carne vermelha e aumente o consumo de peixe gordo, leguminosas, vegetais e frutas.

3.- Organize as suas refeições

  • Estabeleça um horário fixo de 5 a 6 refeições, tendo em consideração:
  • Em todas as refeições inclua proteínas, gorduras e hidratos de carbono.
  • Faça três refeições principais e dois / três lanches.
  • Não deixe passar mais de 4-5 horas entre as refeições.
  • Se passar mais de 3 horas do jantar até à hora de dormir, deve fazer um lanche (do género do meio da manhã ou da tarde).
  • Não misture amidos na mesma refeição: pão, massa, arroz, batata, banana, milho, beterraba, abóbora.
  • A preparação dos alimentos deve ser principalmente grelhada, cozida, a vapor, no forno … Evite preparações culinárias que incorporam muita gordura: fritos, ensopados, panados, guisados, etc.
  • Pode temperar a comida (limão, vinagre, especiarias, ervas aromáticas…) para dar sabor aos pratos.
  • Modere a quantidade de sal. Em caso de retenção de líquidos, é recomendado “sal sem sódio".
  • O azeite deve ser a gordura preferida em todos os pratos, a vitamina E que contém favorece a produção de estrogénio.

4.- Coma mais alimentos anti-idade

Inclua alimentos anti-idade: frutas e legumes da época, algas, cereais integrais, salmão, chá verde, chá branco, gengibre, curcuma, etc.

  Alimentos anti-idade. Menopausa. Alimentação saudável

A salsa fornece quantidades extras de vit C, o manjericão é um sedativo natural que ajuda a combater o stress e a insónia.

5.- Caldo Depurativo

Tome este caldo depurativo por 15 dias, ajudará a eliminar toxinas e a purificar seu corpo, preparando-o para absorver todos os nutrientes de qualidade que a dieta fornece.

6.-Alimentos que fornecem cálcio e vitamina D

O cálcio é vital para a saúde dos ossos. Além dos laticínios, pode obtê-lo se comer sementes, leguminosas, sardinhas (se puder coma as espinhas mais pequenas), amêndoas, ostras, camarões, algas, brócolos, couve, etc.

Alimentos ricos em cálcio. Menopausa. Alimentação anti-idade

Uma correto aporte de minerais como magnésio e zinco favorece uma melhor absorção de cálcio a nível digestivo e ósseo (marisco – especialmente ostras -, cereais integrais, gema de ovo e algumas leguminosas).
Os alimentos que fornecem vitamina D favorecem a assimilação do cálcio (peixe gordo, anchovas e laticínios). Apanhar  sol estimula a síntese de Vit D na pele, retardando o aparecimento da osteoporose.

7.- Reduza o stress e pratique exercício físico

Tente reduzir o nível de stress, pois provoca a mesma resposta fisiológica da cafeína. É aconselhável praticar técnicas de relaxamento ou yoga. Fazer um pouco de exercício favorece a mineralização óssea e ativa o seu metabolismo.

8.- Evite estimulantes e toxinas

Coca-cola, café e chá não têm calorias, mas são potentes estimuladores da insulina e do armazenamento de gordura corporal, por isso reduza o seu consumo e, se os ingerir, que seja no pequeno-almoço juntamente com outros alimentos com fibra. No resto do dia beba-os descafeínados . Evite hábitos tóxicos como tabaco, álcool, bebidas energéticas, radiação solar excessiva ou stress.

9.- Passeie ao sol

Apanhar sol estimula a síntese de Vit D, evitando assim o aparecimento de osteoporose. Portanto, sempre que tiver oportunidade , dê um passeio, sente-se ou deite-se ao sol, mas sem esquecer do protetor solar.

10.- Beba mais água

Beba entre 1,5-2 litros de água por dia para evitar ficar com a pele seca e desidratada. Compre água mineral engarrafada em vidro para evitar a acumulação de estrogénios ambientais no tecido adiposo. Estas substâncias favorecem a retenção de líquidos, ganho de peso, hipotiroidismo, vaginite, osteoporose e oscilações emocionais.

11.-Outros Conselhos

  • Aumente o consumo de alimentos ricos em fibra como vegetais, fruta da época, cereais integrais e leguminosas.
  • Tente manter uma temperatura constante em casa, acima de 20ºC.
  • Mantenha uma atitude positiva, sorria, aproveite todos os dias, a atitude é tudo!
  • Lembre-se de que é uma etapa pela qual passaremos todas as mulheres, se se sentir mal, converse com sua família e amigos para que entendam a sua situação e para que se sinta melhor.

A Dieta Coerente é a melhor alternativa para esta fase da vida, pois além de ser o melhor método para perder peso, é uma dieta saudável e equilibrada.

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