Conselhos para enfrentar o Outono

Conselhos para enfrentar o outono. Vitaminas naturais para reforçar o sistema imunitário

Neste artigo escrevemos alguns conselhos saudáveis para enfrentar o Outono, uma época do ano com mais chuva, frio, menos horas de sol e mais doenças associadas…

É hora de adicionar mais vitaminas naturais à sua dieta para ativar a sua energia, a sua boa-disposição e para o seu sistema imunitário estar preparado para enfrentar os meses mais frios do ano. 

 

Mude o seu estilo de vida

Faça exercício físico

Tente seguir uma rotina de exercícios de forma constante. Não precisa de se inscrever no ginásio, pode caminhar, andar de bicicleta, nadar, dançar etc. Todos os dias, durante meia hora, com estes exemplos fará exercícios cardiovasculares que devem ser completados com um pouco de tonificação muscular. Tente praticar desportos ao ar livre para apanhar ar puro e promover a assimilação de vitaminas naturais da sua dieta.

Deixe de fumar

Em qualquer época do ano, é ótimo parar de fumar. Deixar um vício ajudará a melhorar a sua autoestima e a se sentir mais motivad@. Ao parar de fumar ganhará saúde, economizará muito dinheiro e será uma pessoa livre. O tabaco reduz a concentração de vitamina C, portanto, deve aumentar o consumo de frutas cítricas que fornecem vitaminas antioxidantes.

Durma

Com o regresso à rotina, a mudança de estação, o tempo mais frio e os dias mais cinzentos pode andar mais em baixo e estar mais cansad@. Tente dormir 8 horas e, se precisar, tome um suplemento natural para induzir o sono, como a melatonina. Lembre-se de que, se for adulto e tirar uma sesta, é preferível que não exceda os 20 minutos.

 

Vitaminas naturais para reforçar as suas defesas

Adicione estes alimentos que contêm vitaminas naturais à sua dieta, para ajudá-l@ a lidar com a mudança de estação e a fortalecer o sistema imunitário.

Citrinos

A sua elevada quantidade de vitamina C ajuda o seu corpo a absorver o ferro dos alimentos, para evitar o aparecimento de anemias. Além disso, também favorecem a síntese de colagénio.

Bananas

Pode comer uma antes de se deitar, pois contém uma pequena quantidade de triptofano, precursor da serotonina e da melatonina, que ajudarão a regular os ciclos do sono, para um maior relaxamento e sono reconfortante. O seu teor em magnésio e potássio torna-a uma aliada perfeita para proteger o coração e controlar a pressão arterial.

Agrião

Além do seu conteúdo em vitamina C, contém ferro e iodo, muito úteis em caso de fraqueza, falta de energia ou se sofre de fadiga por stress. Tente adicioná-los a um batido verde e verá como surpreendem.

Abacate

Rico em potássio ajuda a eliminar líquidos devido ao seu efeito depurativo e desintoxica o organismo depois dos excessos do verão. Fornece gordura monoinsaturada, uma gordura boa.

Ervilhas

Devido ao seu alto teor em vitaminas do grupo B, ajudará na irritabilidade, desânimo e falta de concentração, associados à mudança de estação. Lembre-se de que as vitaminas do grupo B são degradadas durante o cozimento. 

Salmão

Os seus ácidos gordos ómega-3 são essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso, são anti-inflamatórios, melhoram o perfil lipídico (aumentam o colesterol “bom” ou HDL e reduzem o “mau” ou LDL). Se não comer muito peixe, recomendamos-lhe que compre um suplemento de ómega-3  para obter todos os seus benefícios. Deve ser muito concentrado e livre de toxinas marinhas. 

Frutos secos

O seu teor em ferro e magnésio tem um efeito anti-fadiga e anti-stress. Pode comer um punhado por dia, tanto no pequeno-almoço/lanches como nas saladas, cremes e sopas. Fornecem fibra e são antioxidantes devido ao seu conteúdo em vitamina E. Não se esqueça que são alimentos muito calóricos, portanto a moderação é importante.

Chocolate preto

Contém teobromina, uma substância estimulante mais suave do que a cafeína. Com um pouco de chocolate negro (+ 70% de cacau), obtém energia extra, estimula a área do cérebro ligada ao prazer e ativa o sistema nervoso central. Os seus flavonóides são potentes antioxidantes que impedem o envelhecimento prematuro produzido pelos radicais livres. Lembre-se de consumi-lo com moderação.

Ovos

É o alimento com a proteína de maior qualidade (clara), uma vez que, contém todos os aminoácidos essenciais nas proporções certas que o organismo precisa. Ajuda a combater o cansaço e a fraqueza física, contém triptofano que melhora o humor e vitaminas do complexo B que o mantêm mais ativ@.

Coelho

As suas proteínas de elevada qualidade e a sua baixa percentagem de gordura ajudam a alcançar e manter o seu peso ideal. As carnes de frango e de peru tem mais ou menos as mesmas propriedades, mas o coelho fornece mais ferro.

 

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