Decálogo Dieta Coerente
Decálogo Dieta Coerente. Alimentação saudável

Neste artigo vamos explicar-lhe o Decálogo Dieta Coerente, um estilo de vida, que ajuda a perder peso e a melhorar a sua saúde.

Na Dieta Coerente somos conscientes de que o exercício é fundamental, por isso desenhámos um programa próprio de exercício aeróbico e tonificação muscular para melhorar a composição corporal, e que além disso ajuda a compensar o Stress Crónico a que estamos submetidos.

Comer é um Prazer e defendemos que não há alimentos bons ou maus e qualquer dieta que penalize ou permita consumir sem limites algum alimento não está bem desenhada.

O Decálogo Dieta Coerente baseia-se na variedade e na moderação, já que defendemos que nenhum alimento é completo, e só com uma dieta variada baseada em alimentos frescos e da época se pode conseguir uma Alimentação Ótima.

Decálogo Dieta Coerente

Seguem as 10 normas deste Decálogo Dieta Coerente para melhorar a sua saúde e a sua energia:

  1. Faça 5 refeições por dia. Coma a cada 4 ou 5 horas.

 2. Em cada refeição deve incluir proteína magra, gorduras favoráveis e hidratos de carbono de baixa carga glicémica, segundo a REGRA DO PRATO.

           –Hidratos  de carbono de baixo índice glicémico (Legumes, salada, sopa, caldo, puré de vegetais) que cedem os seus açúcares de forma gradual e aumentam menos a insulina (hormona responsável pelo apetite, pelo armazenamento de gordura e pela inflamação). Se a guarnição for massa, batata ou arroz, reduza a quantidade, prefira as versões integrais e cozinhadas “al dente”.

         –Proteínas magras (peixe, vitela, frango, peru, ovos – sendo a clara melhor, leguminosas, laticínios- preferir iogurte e queijo magro) facilitam a produção do glucagom que é a hormona contrária à insulina. Desta forma, é mais fácil manter o nível de glicose no sangue e evitar os picos da insulina.

       –Gorduras monoinsaturadas (azeite virgem extra, frutos secos, abacate ou azeitonas) e polinsaturadas (peixe gordo, algas, linhaça, chia), que melhoram a palatabilidade (o sabor) e a saciedade alcançada com a comida. Se em cada refeição ingerir uma quantidade moderada de gordura favorável, o seu corpo reduz a necessidade de armazenar as calorias excedentes no tecido gordo como mecanismo de sobrevivência.

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Decálogo Dieta Coerente. Regra do prato

3. Tome pequeno-almoço na primeira hora em que se levanta, para restabelecer o equilíbrio hormonal depois do jejum noturno. O almoço deverá ser antes das 15h e o jantar às 21h , para otimizar os ritmos circadianos de assimilação de nutrientes (Cronobiologia).

  4Aumente ingestão de alimentos ricos em fibra (cereais integrais, fruta, vegetais e legumes), para melhorar o trânsito intestinal e manter a microbiota (flora intestinal). Existem cada vez mais estudos sobre como a microbiota influência poderosamente o seu peso e a sua saúde. Recomendamos-lhe que consuma alimentos ricos em pré-bióticos (alimento dos probióticos) e probióticos (bactérias vivas).

  5. Consuma alimentos frescos e da época que garantem uma ótima qualidade nutricional e uma alimentação sustentável.

  6. Beba de 1,5 a 2 litros de água por dia, bem como infusões sem cafeína/teína, caldos e sopas. Beba em jejum um copo de água com 2-3 gotas de limão. A Dieta Coerente é muito alcalinizante, porque recomenda alimentos alcalinizantes como vegetais de folha verde, água com limão e algas.

Decálogo Dieta Coerente. Acidez dos alimentos

  7Não exclua nenhum alimento da sua alimentação, pois todos fornecem nutrientes interessantes, salvo no caso de alergias, intolerâncias alimentares ou dieta vegetariana ou vegan, contudo estará sempre nas mãos de um Nutricionista para que sejam compensadas as carências.

  8Modere a quantidade de açúcargorduras saturadas e gorduras trans (presentes nas margarinas, bolos de pastelaria, ou molhos), mais prejudiciais do que as saturadas, aparecem como “gorduras vegetais parcialmente hidrogenadas”. Evitar outros fatores de stress nutricionais como sal, excesso de café, chá, coca-cola, álcool, etc.

  9Stress, não obrigado! Não sinta remorsos se cometer algum excesso, pois o stress gera picos de insulina, apetite, retenção de líquidos e inflamação. Realize técnicas de relaxamento para contrariar o Stress Crónico no qual está imerso.

  10Pratique Exercício Físico que Ative o Metabolismo.

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