Desenhe o seu plano de ação para emagrecer

Plano de ação para emagrecer. Objetivo smart. Dieta online

Neste artigo propomos 6 passos para desenhar o seu plano de ação para emagrecer o quanto antes.

Há dias em que se levanta com a força toda do mundo e decide que hoje começa a dieta e que vai começar a correr porque quer emagrecer. Mas essa motivação que tinha ao acordar, vai perdendo força à medida que passam as horas e esse hoje converte-se em amanhã, em depois de amanhã. no passado..

De modo que, se o que quer é emagrecer, pegue em papel e caneta e desenhe a sua estratégia para o conseguir. Em primeiro lugar o que tem que fazer é delinear um objetivo SMART.

 

O que é um objetivo SMART

Para perder peso de uma forma definitiva e não o recuperar tem que seguir estes passos recomendados pela nossa psicóloga. Desenhe o seu plano de ação para emagrecer baseado num objetivo SMART:

Specífic

O seu objetivo deve ser específico, isto é bem definido, concreto. Por exemplo, quero perder 6 kg.

Measurable

Tem de ser mensurável: “Posso-me pesar a cada semana numa balança".

Attainable

O seu objetivo deve ser apropriado ou exequível. Tem que ser realista e adaptado a si.  “Posso perder 4 kg num mês mas não 40 kg."

Relevant

A sua meta deve ser motivadora e importante para si. Tem que o fazer a sua prioridade e levar a sério se é algo que realmente deseja. “É importante para mim perder estes quilos que em excesso por saúde ou para me sentir bem?"

Time-bound

É imprescindível que coloque uma data limite para o alcançar, por exemplo, num mês, porque se não, nunca o conseguirá. “Não acontece nada porque hoje vou saltar a dieta" e assim passarão os dias e seguirá vendo o objetivo longe demais, o qual te frustrará por não o conseguir.

 

Divida o seu objetivo em fases

  1. Quando tiver um plano geral, coloque objetivos a curto prazo. Isto é, se a meta final é emagrecer 10 kg, o objetivo a curto prazo poderia ser perder 1 kg numa semana. Quando o objetivo é muito grande precisamos ir conquistando etapas pouco a pouco. Assim, (conseguir/conquistar) pequenos objetivos, lhe dará mais força para continuar, porque se chegou até aqui, porque não até o final?
  2. Comece com pequenas mudanças. Se nunca calçou umas sapatilhas desportivas, não pode pretender correr amanhã 60km. Comece por correr 5 minutos e outros 5 de caminhada, volta a 5 min de corrida e repita o processo anterior até chegar a 30 min. À medida que passem os dias e as semanas, notará como pode ir aumentando esses 5 min a 10 ou a 20. Podes ir desenhando o seu próprio plano de exercício e propô-lo como um repto pessoal de superação.
  3. Alcançou algum desses objetivos? Parabéns! Ganhou um prémio. Sim, sim, a cada vez que consiga alcançar um desses objetivos: perder 2kg, correr 30 minutos ou outros a que se tenha proposto, tem que dar um prémio a si mesmo. Pode ser uma massagem, um livro, ir ao cinema, mas tem que o aproveitar, porque o conseguiu! Atenção, nunca se premeie com comida.
  4. Não se trata só que emagreça, mas que adquira hábitos de vida saudáveis. De modo que, coloque a sua família a colaborar. Comecem por substituir alimentos ou guarnições de alto conteúdo calórico por legumes ou saladas; mude os doces da despensa por pão integral ou cereais de aveia, por exemplo.
  5. Elabore a lista de compra antes de sair de casa e, uma vez no supermercado, não compre nada que não esteja nela.  Isto servirá para que fixe a sua atenção na hora de planificar as suas compras, que seja consciente das suas despesas e ainda a manter o controlo perante as tentações que aparecerem.
  6. Às vezes custa que a família se envolva, mas para isso estão os amigos. Seguramente que tem algum que queira se unir a este novo plano de vida mais saudável ou que, pelo menos, o/a acompanhe na sua mudança. Peça-lhe, por exemplo, que vá consigo fazer a compra e que não se permita cair em tentações ou que saiam para correr nas segundas-feiras e nas sextas-feiras. Além disso, assim verá que não é um castigo para si. Trata-se só de normalizar o novo hábito.
  7. Tem uma vida social tão intensa que é impossível seguir a dieta? Desculpas! Ok, pode ser que não tenha à mão o seu salteado de legumes ou esse bacalhau grelhado que pensava jantar, mas seguramente que tem voz e voto para propor aos seus amigos ir jantar ao novo vegetariano ou ao rodízio que abriram invés da pizzaria de sempre.
  8. Diga às pessoas ao seu redor que está num processo de emagrecimento. Isto é como quando está sem trabalho, quem sabe quem está ao seu redor  pode ajudar. Por exemplo, assim evitarão lhe dar de presente uma caixa de bombons no seu aniversário. Inclusive, podem lhe dizer que o que está a fazer está funciona, porque o/a vêem muito melhor, isto acrescentará um plus de motivação.
  9. Dedique uns minutos do dia a imaginar-se como seria a tua vida se alcançasse o seu objetivo. Gostas do que vê? Quer que deixe de ser imaginário e passe a ser real? Então, o que está à esperar? Comece já!

Desenhe o seu plano de ação para emagrecer

Elabore o seu Plano de Ação para Emagrecer em 6 passos, para isso: 

Coloque uma data limite

Procure uma motivação com alguma celebração ou data importante para ti. Pense em algum vestido, casaco ou calças no qual não entra e gostaria de usar nessa data.

Estabeleça as suas metas

A médio e curto prazo que permitam alcançar pequenos objetivos para lhe dar uma injeção de energia extra como:

-“Vou alimentar-me melhor, pelo que deixarei de comer bolachas a meio-da-manhã."

-“Sairei para correr nas terças-feiras."

-“Reduzirei as cervejas da sexta-feira, para uma só."

Estabeleça marcadores para saber se está a fazer bem as coisas

-“Irei me pesar e medir os meus perímetros uma vez por semana" (atenção, que não se torne uma obsessão, não é por se pesar mais vezes que a gordura vai antes embora).

-“Utilizarei alguma aplicação ou podómetro que meça a distância que corro."

Anote as dificuldades que acredita que encontrará para alcançar o sucesso

-“Dentro de duas semanas tenho o almoço com a minha família e fazem sempre o meu prato favorito."

-“No mês que vem será a festa de aniversário do meu filho e tenho que fazer vários bolos e é difícil não cair na tentação."

Proponha as soluções para as dificuldades que encontrou

“Dentro de duas semanas tenho o almoço com a minha família e fazem sempre o meu prato favorito." pode sempre levar umas saladas caseiras para todos e assim terá alternativas menos calóricas.

-“No mês que vem será a festa de aniversário do meu filho e tenho que fazer vários bolos e é difícil não cair na tentação." pode substituir algum dos bolos por algo saudável, saboroso e divertido, porque também é importante que as crianças aprendam a comer melhor e assim terá uma alternativa. A sua imaginação ajudará a salvar estas situações e sentir-se-á muito bem ao acabar o dia de não ter caído na tentação.

Defina o seu ponto de partida

Se está suficientemente motivado/a para mudar pequenos hábitos, não os deixe para amanhã. Comece já hoje mesmo o seu plano de ação para emagrecer!

Já tem uma estratégia definida e os passos que tem que tomar, não queres começar já mesmo? Pois não espere mais, o sucesso espera na esquina.

O que lhe pareceu este post? Se tiver alguma dúvida deixe-nos aqui nos comentários. 

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