Dieta FODMAP sem açúcares fermentáveis

Dieta baixa em FODMAP. Alimentos proibidos na dieta FODMAP. Alimentos permitidos na dieta FODMAP

Neste artigo iremos explicar em que consiste a dieta FODMAP e para quais patologias ela é indicada. São detalhados quais alimentos contêm FODMAPs e como deve combiná-los para reduzir o desconforto associado ao seu consumo.

A dieta FODMAP é uma ferramenta terapêutica bastante recente que reduz o aparecimento de desconforto digestivo, como gases, distensão abdominal, dor abdominal, cólicas, prisão de ventre, diarreia … Embora tenha sido originalmente desenvolvido para pessoas com doença inflamatória intestinal (Crohn, colite ulcerosa, doença inflamatória do intestino ou síndrome do intestino irritável), também tende a melhorar os sintomas associados à gastrite ou meteorismo, pois propõe a exclusão de alimentos facilmente fermentáveis. Esses alimentos, em algumas pessoas, chegam ao intestino grosso sem serem digeridos adequadamente e geram gases, meteorismo e outros sintomas quando processados ​​pelas bactérias da microbiota (flora intestinal).

 

Em que consiste a dieta FODMAP?

A dieta FODMAP consiste em eliminar da dieta todos os alimentos que atendam a alguma destas características: Fermentável  Oligossacarídeo Dissacarídeo Monossacarídeo ou Poliol.

  • F (fermentável) hidratos de carbono que são fermentados por bactérias e enzimas digestivas: chicória, inulina e FOS (frutanos)
  • O (oligossacarídeos): carboidratos de cadeia curta (frutanos e galactanos)
  • D (dissacarídeos): HC de duas moléculas, sendo a mais problemática geralmente a lactose (açúcar do leite).
  • M (monossacarídeos): HC de uma molécula como a frutose.
  • P (polióis): sorbitol, manitol, maltitol, xilitol e isomalte.

 

Que alimentos contêm FODMAP?

  • Frutanos: alho, alcachofra, chicória, caqui, anona, cebola, centeio (em grandes quantidades), couve-flor, espargos, ervilhas, erva-doce, folhas de dente de leão, cogumelos, inulina, pêssego, alho-francês, beterraba, melancia, trigo (em grandes quantidades), …
  • Frutose: damasco, caqui, cerejas, frutas enlatadas, romã, figos, manga, maçã, pêssego, amora, pera, melancia, sumos de frutas, adoçantes com frutose, xarope de agave, xarope de milho, geleia sem açúcar, mel, açúcar de coco, frutos secos.
  • Lactose: leite e derivados, gelado, creme, sobremesas lácteas, kefir, nata, creme de leite, leite condensado e evaporado, leite em pó, iogurte, margarina, queijo de pasta mole (ricota, requeijão, natas, mascarpone) e chocolate de leite.
  • Galactanos: leguminosas e amendoim. Lentilhas enlatadas cozidas são melhor digeridas. O grão de bico é um pouco pior, mas é preferível que demolhe e cozinhe em casa.
  • Polióis: abacate, damasco, cerejas, ameixa, couve-flor, maçã, lichia, milho doce, pêssego, nectarina, pera, melancia, cogumelos, sorbitol (420), manitol (421), isomalte (953), maltitol (965) e xilitol (967). O abacate é tolerado se não for excedido 1 / 6-1 / 8 por dia.

Alimentos proibidos numa dieta FODMAP

Nas infografias a seguir, pode ver os alimentos proibidos numa dieta FODMAP porque têm um alto teor de FODMAPs e aqueles que deve ingerir esporadicamente, porque têm um teor moderado de FODMAPs:

Alimentos a evitar numa dieta baixa em FODMAPS

 

Existe alguma confusão com o pão de espelta. É um trigo primitivo e embora contenha menos glúten do que o trigo, não deve ser consumido numa dieta FODMAP e muito menos na dieta sem glúten para celíacos ou intolerantes ao glúten.

Alimentos permitidos numa dieta baixa em FODMAPs

Alimentos a ingerir com moderação numa dieta baixa em FODMAPS

 

Alimentos permitidos numa dieta baixa em FODMAPS

Outras recomendações

Além de eliminar estes alimentos é conveniente que faça atividade física e reduza o grau de stress crónico, pois agrava todos os sintomas gastrointestinais.

Às vezes, alguns pacientes beneficiam com a ingestão de enzimas digestivas como lactase ou alfa galactosidase para GOS. É importante selecionar probióticos que não forneçam inulina para ativar a microbiota (flora intestinal).

Se quiser podemos ajudá-lo/a com uma dieta sem FODMAPS, adaptada aos seus gostos e sintomas. A coisa mais difícil sobre a dieta FODMAP é projetar os menus, e somos especialistas nisso!

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