Fome física ou emocional? Aprenda as diferenças

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Sabes porque comes, ou como comes? Se o que queres é perder peso, é muito importante que identifiques se a tua fome é física ou emocional, isto é reconhecer se a fome que sentes é uma necessidade biológica ou se está tudo na tua mente.

 

Apetite Físico

O apetite físico costuma-se apresentar de forma gradual e consegues acalmá-lo. A fome física controla-se com qualquer comida. Uma vez que estás saciad@, normalmente deixas de comer.

Este tipo de apetite não costuma causar sentimentos de culpa. As emoções e o controlo do peso estão muito relacionadas, mas não interferem no aparecimento deste tipo de apetite.

 

Apetite Emocional

O apetite emocional é mais difícil de se resistir, é responsável por desejos concretos por um alimento. Aparece de forma urgente e de repente.

Quando te deixas levar pela fome emocional, comes mais do que habitualmente, o qual te gera remorsos e sentimentos de culpa.

 

Ansiedade pela comida

É interessante que penses se a ansiedade pela comida está relacionada com as tuas emoções. O comedor entediado come apesar de não ter fome. O comedor melancólico refugia-se no prazer da comida para compensar a apatia, tristeza ou desânimo. O comedor zangado, come compulsivamente ao sentir-se stressado ou frustrado. 

Muitas vezes a ansiedade pela comida faz-te consumir grandes quantidades de alimentos sem que te sacies. Desde que começas a comer e até que o cérebro receba a mensagem de saciedade, passam em torno de 10-20 minutos. Se engoles a comida num ataque de ansiedade, quando este sinal chega já será tarde, e assim comerás mais do necessário e te sentirás chei@.

Para saberes se a tua fome é física ou emocional pensa se no momento em que te apercebes da fome comerias um prato de brócolos com batatas.  Se estás a sofrer um ataque de apetite emocional, segue os nossos conselhos.

 

A tua fome é física ou emocional?

Outra forma de saber se a tua fome é física ou emocional é pensar se a sensação de apetite apareceu de forma gradual ou surpreendeu-te de repente. Consulta a seguinte tabela para ficares mais segur@:

 

 

Fome Física Fome Emocional
  • É um processo gradual no qual o corpo vai avisando que já é hora de comer. Esse momento desconfortável no qual a barriga faz barulho? Pois isso mesmo.
  • Chega de repente e sentes-te famint@
  • É igual que seja uma pizza, uma salada ou um prato de brócolos.
  • Não comerias qualquer coisa, é mais um desejo. A tua mente pensa numa pizza e a tua boca começa a salivar. Se te oferecem uma maçã, dizes que não tens tanta fome, que esperas um pouco.
  • Gostarias de comer, mas se te concentras no que estás a fazer essa vontade desaparece.
  • Precisas de comer urgentemente. Não te consegues concentrar, não podes pensar em outra coisa que nessa tablete de chocolate ou esse bolo.
  • Passaram 4 ou 5 horas desde que comeste, é normal que tenhas fome ou que te sintas frac@.
  • O teu chefe gritou contigo porque não tinhas os relatórios a tempo, os teus filhos estão a portar-se mal no colégio? Algo se passa no teu meio que te deixa triste, ansios@ e comer faz-te sentir melhor?.
  • A fome física trata de nutrir-te de modo que quando estás saciado, deixas de comer.
  • Estás em frente à TV e de repente dás-te conta que as bolachas que estavas a comer  acabaram. És um comedor automático ou despistado.
  • Sabes quando parar porque é algo físico; não te culpabilizas nem te castigas.
  • Sentes-te tão culpado por comer aquele pacote de batatas XL que decides que não jantarás ou que amanhã farás 500 abdominais. Acabas por te culpabilizares por uma conduta e castigas-te.

Para enganar o estômago e sentires-te mais saciad@ podes tomar infusões entre as refeições,  há muitas depurativas: chá verde, dente de leão, cavalinho, ulmaria; digestivas: funcho, anis, lúcia-lima, alcaravia, camomila, menta; relaxantes: cidreira, tila, pasiflora, espinheiro branco, valeriana.

Não abuses das que contêm cafeína ou teína.  Podes tomar um chá verde por dia, e o café é preferível que seja no pequeno-almoço juntamente com alimentos com fibra para evitar o efeito da cafeína sobre o armazenamento de gorduras.

É importante que tenhas sempre preparada a tua bandeja anti-fome, para evitares comer alimentos rico em gorduras e hidratos de carbono quando te der fome. Para poderes perder peso de maneira rápida e saudável os nossos Nutricionistas Online aconselham-te a comer 5 vezes ao dia para controlar os picos de fome e satisfazer as tuas necessidades nutricionais.

 

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