Marmitas para o trabalho | fáceis e saudáveis
Marmitas para o trabalho.

Levar as marmitas para o trabalho está cada vez mais na moda. Neste artigo, iremos dar-lhe dicas para que possa fazer uma refeição saudável e equilibrada fora de casa. A vantagem de preparar tudo em casa é que pode escolher os alimentos a utilizar, as preparações culinárias e ainda as quantidades adequadas a si.

Conselhos para se alimentar corretamente no trabalho

Acorde dez minutos antes

Para não andar com pressa, conseguir tomar o pequeno-almoço calmamente e ainda ter tempo para preparar a sua refeição, é conveniente que se levante 10 minutos antes. Outro truque que lhe poderá ajudar a tornar toda esta dinâmica mais fácil, será preparar no fim-de-semana as refeições para o resto da semana.

Preferir recipientes de vidro

Os recipientes de vidro são mais higiénicos, não se deterioram com o tempo, nem se os lavar na máquina de lavar loiça e são seguros para aquecer no microondas. Existe uma grande variedade com diferentes tamanhos e formas.

Hidrate-se corretamente

Tenha sempre uma garrafa de água na sua mesa. Pode começar, nesta fase inicial, por adicionar à água um depurativo como o Epatofluid, que ajuda a eliminar líquidos e toxinas. Para além disso, promove a drenagem através dos rins e intestino, ativa o fígado e a vesícula biliar e neutraliza os efeitos produzidos pelos radicais livres. Lembre-se de que é melhor beber fora das refeições, porque os sucos gástricos são diluídos e a digestão torna-se mais difícil.

Mastigar bem

Coma devagar e mastigue bem, para promover a digestão dos alimentos e evitar os gases. Substitua o café por alguma infusão, chá sem teína ou café descafeinado.

Inclua alimentos interessantes

Se tiver um frigorífico no trabalho, inclua na sua marmita um iogurte, queijo fresco ou semi-curado ou iogurte de soja como sobremesa; também pode guardar fiambre de aves para os lanches.

Evite gorduras saturadas e trans: bolos, bolachas, snacks salgados, etc. E, muito importante, tenha atenção ao açúcar e ao sal escondidos em certos alimentos.

Cuidado com a conservação

Tenha atenção à segurança alimentar, evite preparações à base de ovo, especialmente se estiver cru (sem tratamento térmico), como maionese ou sobremesas caseiras. Recorra à maionese em pacote. E lembre-se de que existem preparações que precisam de um frigorífico. Habitue-se a seguir uma rotina e a deixar a marmita no frigorífico assim que chegar ao trabalho.

Apanhe ar, dê um passeio

A vantagem de levar a sua marmita é permitir-lhe sair do seu local de trabalho na hora do almoço, e poder fazer uma caminhada ao ar livre ou pelo menos mudar de ambiente e ter o seu tempo para apreciar a comida. Se, por outro lado, comer em frente ao computador, como irá estar distraído, não irá degustar a comida e talvez possa acabar por comer mais do que precisa. Se não conseguir fazê-lo, reserve algum tempo de manhã ou à tarde para se exercitar. Se possível, vá trabalhar de bicicleta ou a pé.

Lanches saudáveis ​​e equilibrados para levar na sua marmita

Se levar o almoço/jantar para o local de trabalho é importante, o mesmo acontece com os lanches. É muito importante que coma a cada 3 ou 4 horas. Compre um pacote de frutos secos, fiambre de aves e cinco peças de frutas no início da semana. Guarde-os na sua mesa e coma uma unidade de cada a meio da manhã (uma noz ou três avelãs/amêndoas/castanha de caju).

Na infografia seguinte pode ver outras opções:

Lanches coerentes. marmitas.  

Exemplos de refeições que pode levar nas suas marmitas para o trabalho

Receitas que precisam de microondas

  • Frango ou peixe com legumes salteados no wok
  • Creme de legumes
  • Lentilhas vegetais
  • Receitas com proteínas vegetais (leguminosas, tofu, quinoa, seitan…)

Receitas que não precisam de microondas

Pode levar as suas refeições num recipiente térmico ou optar por estes pratos que são muito agradáveis de serem consumidos frios:

  • Saladas de leguminosas
  • Salada de atum
  • Sanduíche de atum, camarão, pimentos  e tomate
  • Receitas com Quinoa
 
 

Salada de Feijão Branco

Corte os tomates crus em cubos e os ovos cozidos em rodelas. Misture com o feijão branco cozido e azeitonas pretas sem caroço. Tempere com uma colher de chá de azeite, vinagre ou limão e uma pitada de sal. Pode preparar uma quantidade maior e guardar no frigorífico para o dia seguinte, para não precisar de fazer comida para a marmita todos os dias.

Salada de salmão fumado com batatas

Coza as batatas em lume brando em água fria com sal, entre 15 e 20 minutos. Quando cozidas e frias, corte-as em rodelas finas. Em seguida, disponha uma camada de batata, um pouco de sal e uma colher de chá de azeite. Depois, cubra esta camada com outra de cebola picada em juliana muito fina e termine com uma camada de salmão.

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