Conselhos para melhorar a memória e concentração
Conselhos para melhor memória e concentração. Alimentos que melhoram a memória.

Começou a aperceber-se que tem dificuldade em concentrar-se e que anda mais distraíd@ do que o habitual? Neste post daremos alguns conselhos de alimentos que devem fazer parte da sua alimentação, e que melhoram a memória e a concentração, para que possa ter um desempenho completo no seu dia a dia.
Todos sabemos que a memória e a concentração dependem de conexões neuronais. Os neurónios são responsáveis ​​por registar a informação e processá-la. Funcionam mediante estímulos nervosos.
Muitas vezes, relaciona-se a perda de memória com a idade, contudo também influencia, e muito, o estilo de vida. O stress diário tanto no trabalho como em casa, preocupações, o cansaço acumulado por não dormir 8 horas ou realizar várias tarefas em simultâneo afetam a memória e a concentração.
Se não beber pelo menos um litro e meio de água todos os dias, não fizer 5 refeições que incluam alguma proteína e se a sua alimentação for pobre em micronutrientes e rica em gorduras saturadas e trans, é provável que note que a sua memória falha e que não se consegue concentrar como antigamente.
Quer saber como melhorar esta situação? Siga uma dieta equilibrada que inclua estes alimentos que melhoram a memória e a concentração.

Alimentos que melhoram a memória

Cereais integrais e sementes

O seu cérebro alimenta-se de glicose. Para obter a energia necessária para um melhor funcionamento do cérebro, inclua hidratos de carbono integrais, de baixo índice glicémico, que favorecem a libertação de açúcar no sangue mais lentamente. Desta forma, mantêm a mente ativa durante mais horas.

  • Arroz integral
  • Massa integral
  • Pão integral ou de sementes
  • Quinoa
  • Millet
  • Trigo sarraceno

 

Ácidos gordos essenciais que melhoram a memória

Os ácidos gordos essenciais não são produzidos pelo organismo, são adquiridos apenas através dos alimentos. São imprescindíveis para certas funções, daí o termo “essencial”. Estes nutrientes além de protegerem o cérebro são gorduras favoráveis que previnem a inflamação e melhoram a saúde cardiovascular.
A nível cerebral previnem transtornos degenerativos, tais como Alzheimer e perda de memória. Os principais são o ómega-3, presente em peixes gordos (salmão, truta, cavala, sardinha, arenque), algas, frutos secos e sementes de chia e linhaça, embora as fontes vegetais não sejam assimiladas corretamente.

 

Outras gorduras que nutrem o cérebro

  • Azeite
  • Sementes de abóbora
  • Abacate

 

Proteínas magras

A vitamina B12 é uma vitamina muito importante, e uma das suas variadas propriedades é ajudar a manter as habilidades cognitivas. Esta vitamina é encontrada em maior concentração nas proteínas animais. Idealmente, escolha cortes magros de:

  • Frango
  • Peru
  • Coelho
  • Bife de vaca ou lombo de porco
  • Peixe
  • Ovos
  • Leite com baixo teor de gordura

 

Frutos Vermelhos

Vários estudos demonstraram que os frutos vermelhos possuem alto teor de polifenóis, com grande potencial antioxidante. Previnem os danos neurológicos causados pelos radicais livres, responsáveis pela deterioração cognitiva e pelas doenças degenerativas.

  • Mirtilos
  • Amoras
  • Morangos

 

Outros alimentos que melhoram a memória

  • Tomates: contêm licopeno, um poderoso antioxidante, protegendo as células da ação dos radicais livres.
  • Brócolos: ricos em minerais essenciais e antioxidantes que impedem o dano celular. Também fornece vitamina K que é importante no processo de coagulação do sangue, prevenindo a possibilidade de que se produzam derrames cerebrais e outras lesões.
  • Aipo: contém luteolina, um composto flavonóide com ação antioxidante que impede o envelhecimento precoce e a perda de memória.
  • Maca: é uma raiz que é consumida como suplemento, tanto em cápsulas quanto em pó. Melhora a circulação cerebral, ativando a memória e a concentração. É também um energizante físico natural.
  • Ginkgo Biloba: esta planta também melhora a circulação em geral e a microcirculação, por isso é indicada para melhorar a oxigenação celular, a memória e as habilidades mentais; Também está indicada para tratar olheiras e varizes. Pode-se tomar em cápsulas ou infusão.
  • Hawthorn: É uma planta medicinal que melhora o fluxo sanguíneo e a ritmo cardíaco. Também pode ser ingerida em extrato ou infusão.

 

Hidratação para melhorar a concentração

A desidratação provoca uma diminuição de 15% da capacidade de concentração e 10% da memória a curto prazo. A partir de 2% de desidratação corporal o cérebro começa a sentir os seus efeitos: o processo de pensamento torna-se mais lento, assim como os reflexos, e há um aumento significativo de erros na resolução de conflitos. Podemos concluir então que estar bem hidratado, juntamente com uma alimentação saudável reforçada com alimentos que melhoram a memória e a concentração, melhorarão o seu desempenho académico e cognitivo.

 

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