Mentalidade em confinamento

Mentalidade em confinamento. Covid-19. Psicologia

Em Portugal entramos em mais um confinamento, pois a situação não se encontra nada fácil. Mas sem dúvida, este confinamento que sofremos é uma situação da qual sairemos mais cedo ou mais tarde e temos que nos certificar que é da melhor forma possível. Sendo para tal importante trabalharmos a nossa mentalidade em confinamento e claro ficarmos, sempre que possível, em casa.

Gostaria de começar com uma frase que vai ao encontro de tudo o que quero transmitir a todos vós: “A vida não é esperar que a tempestade passe , é aprender a dançar na chuva." Daqui para a frente tentarei lhe dar uma explicação lógica para as emoções que está a sentir nesses momentos de confinamento, bem como algumas orientações psicológicas que deve adaptar à sua situação.

Entender o contexto do confinamento

Primeiro, precisa de entender a situação e as suas próprias emoções. O ser humano tem evoluído ao longo de milhares e milhares de anos para desenvolver emoções, e estas são projetadas para que nos adaptemos melhor ao meio ambiente e possamos sobreviver. Portanto, emoções como tristeza ou medo não precisam de ser negativas; O medo ajuda-nos a ser cautelosos e a tristeza ajuda-nos a melhorar e a valorizar mais os momentos felizes. No entanto, é verdade que devemos regulá-los, pois a tristeza pode levar à apatia constante e o medo à fobia. 

Para ser mais específico neste tópico, direi que as emoções surgem do contexto em que vive. É por isso que, se estamos a passar por uma situação de crise agora, é compreensível que as emoções andem de mãos dadas com essa situação.

 

Na imagem seguinte a importância de se planear e trabalhar a sua mentalidade em confinamento.

 

O stress não é negativo

Também deve ter em conta o stress, que nada mais é do que um mecanismo de defesa que permite lidar com mais sucesso com situações novas, importantes ou perigosas.Esta situação de crise atende a estes três requisitos. Entende agora por que temos as emoções alteradas e um certo grau de stress? Além disso, vou antecipar algumas coisas que podem acontecer durante o confinamento:

  • Pode acontecer que tenha mudanças constantes de humor.
  • Pode acontecer que fique mais irascível e com raiva com mais facilidade.
  • Pode acontecer que tenha apatia ou relutância.
  • E também pode acontecer que tenha um certo grau de ansiedade em determinados momentos.

Além de tudo isso, muitas pessoas ao seu redor vão dizer que a atitude é o mais importante, que tem que ser positivo/a sobre tudo e que o que não mata torna mais forte. Mentira! E eu esclareço, é verdade que atitude é importante, mas como expliquei antes, você é humano e, portanto, pode ter as emoções mencionadas acima.

Por outro lado, nem tudo o que acontece consigo o/a fortalece, pode deixá-lo/a abalado/a, mas cabe a si focar a sua atenção em tudo o que aprendeu com esta situação para ter um aprendizagem que lhe permita enfrentar com mais sucesso as situações futuras .

Em resumo, de certa forma é normal que possa vivenciar as emoções negativas acima mencionadas e até outras, e por isso é importante que entenda e aceite isso. Porém, pode utilizar recursos que ajudem, e muito, a gerir melhor essa situação e a controlar melhor as suas emoções. Siga estas sete recomendações para trabalhar a sua mentalidade em confinamento, adaptando-as à sua situação

 

Recomendações para melhorar o seu estado emocional

  1. Levante-se e pense no que pode fazer: isso pode ser óbvio para si, mas tenha em mente que, antes de fazer coisas sem sentido, é importante que detete as suas necessidades e coloque as suas prioridades em ordem. 
  2.  Foque no que depende de si: se o seu foco de atenção estiver voltado para coisas que não dependem de si, terá incertezas e isso pode gerar ansiedade.
  3. Não coloque uma data no final do confinamento: também não depende de si e as suposições nem sempre são corretas. Se colocar uma data e ela não for cumprida, é provável que fique desmotivado/a e se desespere.
  4. Tente gerir todas as informações: no momento há excesso de informações e muitas vezes essas informações são tanto falsas quanto negativas. Informe-se uma vez por dia e de fontes oficiais.
  5. Defina os seus horários: é importante mantê-los à vista e cumpri-los como se fosse um dia normal. Deixe espaço para relacionamentos pessoais e lazer.
  6. Estabeleça metas diárias: específicas e que dependem de si; às vezes, os objetivos não são para ser alcançados, mas sim para avançar. Se no final do dia tivermos consciência de que aproveitamos, iremos sentir-nos melhor.
  7. Separe o lazer das obrigações: o lazer é apreciado se já esteve ocupado antes, caso contrário, poderá ficar entediado. Se tem obrigações na sua agenda, mas não quer e assiste uma série, acaba por parar de apreciá-la. Lembre-se que nestes tempos não é recomendado que se concentre nos desejos futuros esperando a tempestade passar, assuma o controle da situação e aprenda a dançar na chuva.

 

Iago López Roel

Psicólogo de alto rendimento de pessoas e equipas

 

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