Os alimentos essenciais na Cozinha Vegetariana

Alimentos essenciais na cozinha vegetariana. Cozinha saudável. Dieta Coerente

Na despensa de qualquer vegan ou vegetariano deve haver alguns produtos básicos, alimentos esses que estão cada vez mais incorporados aos nossos costumes. Lembre-se que na Dieta Coerente acreditamos que para que a dieta seja variada devem ser incorporados novos alimentos, isso tornará a sua cozinha vegetariana mais variada e os seus menus mais variados e equilibrados.

Estes alimentos vegetarianos contêm nutrientes que proporcionam grandes benefícios para a saúde e são uma alternativa tanto se está numa dieta vegan/vegetariana ou se tem intolerância a algum alimento. Comprar estes alimentos está cada vez mais fácil, consegue encontrá-los em hipermercados e supermercados, geralmente no departamento de produtos dietéticos e os menos conhecidos pode comprá-los em ervanárias, lojas de produtos biológicos, etc.

 

Agar agar. Gelatina de origem marinha. Dieta saudável. .Cozinha vegetariana

Agar Agar: é uma mistura de algas, é utilizado como espessante ou gelificante em vez da tradicional gelatina que apresenta vestígios de ossos. É incolor e insípido. Para prepará-lo deixe de molho durante 10 minutos (em saladas) ou cozinhe durante 10 minutos para fazer gelatina.

 

Alfarroba como substituta do cacau. Dieta saudável. Cozinha vegetariana

Alfarroba: fruto da alfarrobeira, as suas sementes contêm uma goma muito doce, que é usada como substituto do chocolate. Também pode encontrá-la em pó como o cacau. Curiosamente, as suas sementes são tão homogéneas em tamanho e número que deram origem ao “quilate" utilizado nas joias.

 

Algas. Dieta saudável. Cozinha vegetariana

Algas: conhecidas como verduras do mar fornecem uma grande quantidade de nutrientes, são ricas em proteínas, cálcio e iodo. São baixas em calorias, depurativas e ajudam a regular o colesterol.

 

 

Bebidas vegetais Não têm lactose. Dieta saudável .Cozinha vegetariana

Bebidas vegetais: não contêm lactose, são pobres em gorduras, fornecem vitamina B e uma relação equilibrada entre o sódio e o potássio. As 5 mais conhecidas são soja, aveia, amêndoa, arroz e nozes.

 

 

Glúten. Dieta saudável. Cozinha vegetariana

Glúten: é a proteína do trigo, aveia, cevada e centeio. É usado para dar viscosidade, engrossar e dar volume a molhos ou massas.

 

 

Gomásio. Dieta Online. Cozinha vegetariana

Gomásio: conhecido como sal de sésamo, é utilizado como condimento com um delicioso sabor a frutos secos. Enriquece os alimentos em minerais, ácidos gordos insaturados, lecitina, vitaminas e proteínas. É de fácil digestão, melhora a circulação e o trânsito intestinal.

 

 

Levedura de cerveja. Dieta saudável. Cozinha vegetariana

Levedura de cerveja: grande fonte de nutrientes, é um tipo de fungo que fermenta o malte. Não contém açúcar, lactose ou glúten, apenas proteína. Pode comprá-la em flocos (saladas ou purê) ou em pó para adicionar em bebidas. Melhora a resistência da pele, cabelos e unhas e regula o trânsito intestinal.

 

 

Millet. Milho painço. Cozinha saudável

Millet: é um cereal muito interessante porque não contém glúten. Fornece muita fibra, por isso é muito interessante para diminuir a prisão de ventre e ajuda a regular os níveis de glicose, colesterol e triglicéridos. Fornece magnésio e vitaminas do grupo B, que melhoram o funcionamento do sistema nervoso, além de prevenir cãibras musculares. Devido ao seu aporte de fósforo, melhora a memória e fortalece ossos e dentes. Devido à sua contribuição de ferro, melhora a anemia. Devido ao seu teor de zinco, iodo e vitamina E, ativa as defesas.

 

Miso. Dieta online. Cozinha vegetariana

Miso: é um tempero de soja fermentado apreciado pelo seu sabor e pelas suas virtudes. Fornece cálcio, isoflavonas, minerais (ferro) e antioxidantes que promovem a eliminação dos radicais livres. É vendido refrigerado. É utilizado em várias preparações (sopas, saladas, legumes, patê …).

 

 

Polenta,. Dieta Italiana .Cozinha vegetariana

Polenta: é uma preparação da farinha de milho mais grossa. É usado tanto em salgados quanto doces.

 

 

Farelo de trigo. Cozinha vegetariana

Farelo de trigo: em pó ou em flocos, é obtido da parte externa do trigo, é rico em ferro, potássio (favorece a circulação), zinco (estimula as defesas e regula o apetite), fibras (sacia e melhora a prisão de ventre), fósforo e vitaminas. Pode misturar no leite, iogurte, salada de frutas, batidos de frutas, sobremesas caseiras …

 

Seitan conhecido como

Seitan: é um preparado à base de glúten (não permitido para celíacos), o seu aspeto depois de cozinhado é semelhante ao da carne. Tem uma grande contribuição em proteínas (24%) e é conhecida como “carne vegetal".

 

 

Xarope de Agave. Cozinha vegetariana

Xarope de Agave: é um adoçante natural que não provoca cáries. É comercializado em formato de mel e é ótimo para adoçar as suas receitas de culinária vegetariana.

 

 

 

Stevia. Adoçante natural. Dieta saudável. Cozinha vegetariana

Stevia: é um adoçante de um arbusto de 80 cm, a parte mais doce são as folhas. Fornece pouquíssimas calorias por ser pobre em hidratos de carbono, é indicado para diabéticos e não causa cáries. Pode encontrá-la em várias apresentações (pó, comprimidos ou líquido) e resiste à temperatura do forno para que possa utilizá-la nas suas receitas.

 

 

Soja texturizada. Siga uma dieta saudável. Cozinha vegetariana

Soja texturizada: apresenta-se em diversos formatos. Vem desidratada, tem sabor neutro e textura semelhante à da carne. É conveniente misturá-la com vegetais ou especiarias para dar sabor. Conteúdo de proteína de 53%.

 

 

Tahini. Dieta online. Cozinha vegetariana

Tahini: é um creme feito de a partir das sementes de sésamo, rico em cálcio e ferro. É utilizado para fazer Húmus, também como molho adicionando sumo de limão e opcionalmente alho, ou para comer com pão como substituto de manteiga ou margarina.

 

 

 Tamari. Dieta online. Cozinha vegetariana

Tamari: é um molho derivado da soja, contém apenas soja, água e sal, o que o diferencia do molho de soja que sempre tem trigo. Tem um sabor mais forte que a soja e apenas algumas gotas chegam, combina melhor com carnes e peixes do que com vegetais. Adicionar algumas gotas ao chá para combater o cansaço, pois alcaliniza o pH do sangue e facilita a digestão.

 

 

Tempeh. Dieta sana.Cocina vegetariana

Tempeh: é uma fermentação da soja, produzida pela bactéria klebsiella. Nesta fermentação, a vitamina B12 é produzida. Contém mais fibras do que o tofu. Conteúdo de proteína de 19,5%. O seu sabor é forte.

 

 

Tofu. Cozinha vegetariana

Tofu: também conhecido como queijo de soja, é um produto derivado da soja. Rico em proteínas (15%), cálcio e minerais. Fornece menos colesterol do que a carne. Pode ser consumido fresco ou cozinhado com vegetais e especiarias. Tem um sabor delicado e costuma ser apresentado em cubos.

 

 
 

As algas na Cozinha Vegetariana

Pode comprar algas em conserva ou desidratadas. Deve colocar de molho antes de utilizar nas suas receitas vegetarianas.

  • Wakame: deixe de molho durante pelo menos de 5 min, escorra, corte e consuma cru ou adicione ao seu cozinhado. Cresce muito, use uma pequena quantidade.
  • Dulse: deixe de molho durante pelo menos 5 min, escorra, corte e coma cru ou adicione ao seu cozinhado.
  • Kombu: dependendo da origem demorará entre 30 min-1 hora para cozinhar.
  • Hiziki: cozinhe durante pelo menos 30 min e está pronta para consumir. Cresce muito, use uma pequena quantidade.
  • Arame: deixe de molho durante 10 min ou cozinhe durante 5 min antes de consumir.
  • Nori: cozinhe durante 5 minutos para fazer puré ou saltear sem azeite.
 
 
 
 

As Bebidas Vegetais na Cozinha Vegetariana

As bebidas vegetais têm diferentes características e sabores, pode usá-las como substitutos do leite de vaca nos seus pratos vegetarianos.

  • Soja, é a mais conhecida, originária da China. Não contém lactose nem colesterol, é muito digestiva, libertando o seu açúcar aos poucos, mantendo o seu nível no sangue. Rica em cálcio, as suas isoflavonas ajudam as mulheres com a TPM e menopausa.
  • Amêndoa, é uma das mais nutritivas, é digestiva, rica em potássio (bom para os músculos), fibras (reduz a prisão de ventre), ferro, cálcio e vitamina E.
  • Aveia é a nossa preferida, pois o seu alto teor de fibra auxilia no trânsito intestinal e tem poder saciante. Ajuda a reduzir o colesterol e fornece mais proteína do que o arroz ou o trigo. Possui ácidos gordos essenciais, antioxidantes e vitamina E. Não é adequado para celíacos
  • Noz, segundo estudos recentes, são as que têm mais antioxidantes. Boa fonte de vitamina E, ácidos gordos ómega 3 e ómega 6, polifenóis e oligoelementos.
  • Arroz, não contém glúten e é muito bem digerida. Contém vitaminas do grupo B e triptofano, substâncias adequadas para a obtenção de energia e para o equilíbrio do sistema nervoso, por isso recebe o nome de “semente da serenidade".
 
 

Se seguir uma alimentação vegetariana certifique-se de que esta é variada e equilibrada, e consulte um dos nossos nutricionistas para o/a ajudar.

Aproveite e siga a Dieta Coerente nas nossas redes Sociais FacebookInstagram, ou no nosso Canal de Youtube. 

Marque também já a sua consulta, presencial ou online.

×
Consulta de Nutrição Online