Nutrição de precisão – o futuro

Kits de nutrição de precisão. Teste nutrigenético. Dieta personalizada

A nutrição personalizada ou nutrição de precisão é o futuro, pois é um facto que não somos os mesmos nem mesmo entre gémeos.

A nutrição molecular estuda os processos pelos quais os nutrientes e compostos bioativos dos alimentos influenciam os processos de sinalização celular e a expressão dos genes.

 

Os ciclos horários do seu corpo

A cronobiologia descobriu que durante as 24 horas do dia o seu corpo passa por diferentes fases de secreção hormonal, coordenação física e sono, seguindo sequências temporais previsíveis. Dependendo da hora do dia em que está, as hormonas metabolizam melhor um determinado grupo de nutrientes.

Se adaptarmos a nossa alimentação a esses ritmos biológicos podemos melhorar o controlo do peso, a composição corporal e a evolução de muitas patologias.

Cada pessoa é geneticamente diferente e requer uma alimentação ou medicamentos adequados. Certas variações nos genes podem fazer com que um medicamento tenha um efeito diferente numa pessoa ou que possam aparecer efeitos secundários, reações adversas ou que não cumpra o seu efeito terapêutico.

De acordo com a epigenética, podemos tentar modificar a expressão de genes por meio de hábitos saudáveis. Isso é encorajador porque abre uma janela terapêutica para que pessoas com predisposição genética à cronodisrupção e obesidade façam certas mudanças no estilo de vida.

Hoje com a nutrigenética, nutrigenómica, microbiómica, proteómica, lipidómica, metabolómica, há um melhor entendimento da resposta de cada indivíduo. Foi demonstrado que a expressão génica (fenótipo) depende do ambiente e da microbiota. É possível tratar cada indivíduo de acordo com a sua individualidade, levando em consideração as interações gene-dieta e intergenes.

 

Novas ciências ómicas

As novas ciências ómicas – transcriptómica, proteómica e metabolómica – fazem parte da nutrição molecular e têm possibilitado o uso de testes genéticos para predizer a resposta individual ao tipo de dieta ou programa de exercícios.

A genética e a microbiota do indivíduo determinam as necessidades nutricionais e a resposta que o indivíduo tem à dieta. Cell Metabolism publicou um estudo com oito grupos de pessoas no qual eles adivinharam os seus níveis de glicose no sangue com base na sua microbiota e genómica (10-12 variáveis).

O aconselhamento nutricional deve ser baseado na Dieta Mediterrânica, mas cada pessoa deve ser recomendada a ingerir menos azeite, ou a ingerir mais frutas ou a se exercitar mais, dependendo das variantes genéticas que possua, para otimizar as interações do estilo de vida, dos nutrientes e de outros componentes ativos dos alimentos com os genes da pessoa.

 

Existe variabilidade na resposta às mudanças na dieta?

A variabilidade das respostas permite que os indivíduos sejam agrupados em normoresponsivos, hiporesponsivos, ou seja, respondem pouco à terapia ou dieta; e em hiperresponsivos, ou seja, respondem melhor do que a média.

Mutações na apolipoproteína ApoE foram detetadas em indivíduos que toleram melhor uma dieta rica em colesterol e gordura saturada.

 

Como funciona a Nutrição de Precisão

Uma vez que conhecemos o genoma humano e as suas variações interindividuais em genes candidatos-chave, os mecanismos moleculares que determinam as respostas estão a ser decifrados, o que permite criar biomarcadores que nos permitem saber antes da intervenção dietética o seu sucesso.

A Nutrição de Precisão deve contar com Testes Nutrigenéticos nas consultas. São baseados na extração de saliva ou amostra de sangue para a realização do perfil genético dos genes de interesse. Graças ao acesso a poderosos bancos de dados metagenómicos, a recomendação nutricional mais adequada para o indivíduo pode ser feita.

A genómica nutricional permite prever a interação dos componentes dos alimentos com o genoma, tanto a nível molecular quanto sistémico, com o objetivo de personalizar ao máximo as dietas para prevenir ou tratar qualquer patologia.

Se tiver alguma dúvida sobre Nutrição de Precisão, deixe-nos um comentário e os nossos Nutricionistas Online irão atendê-lo.

Pode seguir os nossos conselhos, receitas e truques nas nossas redes sociais Facebook,  Instagram ou no nosso canal do YouTube.

Teste Nutrigenético

€200.00 IVA Incluído Teste genético + Plano Alimentar Personalizado | Kit Domícilio
×
Consulta de Nutrição Online