Truques para acalmar a ansiedade por doces!

O que comer para acalmar a ansiedade por doces? Certamente é uma pergunta que já fez a si mesmo. Neste artigo, iremos dar-lhe dicas para lidar com isso.

A ansiedade por doces é geralmente causada por uma estimulação excessiva da insulina, pela ingestão excessiva de hidratos de carbono, pelo stress ou porque passa mais de 4 horas sem comer.

Se se encontra nessa situação, é claro que deve considerar uma mudança de hábitos.

É muito importante que a sua dieta seja equilibrada, variada e que faça 5 refeições por dia. Sendo 3 refeições principais e 2 lanches. Dessa forma, ficará satisfeito por mais tempo e não chegará ansiosamente à próxima refeição. Mas se, mesmo assim, for difícil acalmar o desejo constante por doces, tome nota das nossas dicas. Iremos diferenciar apetite físico do emocional e explicar-lhe que alimentos podem acalmar essa vontade incontrolável de comer.

O que comer para acalmar a ansiedade

Uma dieta que controla a ansiedade deve fornecer nutrientes que equilibram o sistema nervoso, como vitaminas do grupo B, que são cofatores energéticos e estabilizam o humor, magnésio que acalma o sistema nervoso e triptofano, precursor da serotonina, que regula o humor e diminui o nervosismo.

Tem apetite emocional?

Um erro muito comum e muitas vezes difícil de diferenciar é confundir fome com ansiedade. Sabe como distingui-las? Basicamente, a fome física pode ser saciada e aparece de forma gradual, permitindo até que se esqueça dela. Mas a fome emocional é difícil de ignorar, pede alimentos específicos e é repentina, fazendo com que acabe por consumir mais do que deveria.

 

Porque tenho ansiedade?

Como referido no início do artigo, os estados de ansiedade podem ser causados ​​por diferentes fatores, incluindo mecanismos hormonais, neurológicos e emocionais, que em muitos casos se regem por ritmos circadianos (cronobiologia):

  • Citocinas e hormonas. As principais envolvidas no apetite são o glucagon, o cortisol e a insulina. Sendo esta última a que pode modificar o início e o fim da ingestão. As citocinas TNF alfa e a adiponectina são antagonistas da insulina.
  • A grelina é a hormona que controla o apetite a curto prazo. É produzida pelo estômago e quando os seus valores sanguíneos estão elevados, tem apetite; contudo quando termina de comer, as suas concentrações diminuem, informando o cérebro de que está saciad@ . Quando passa longos períodos de jejum, a grelina permanece com valores elevados, fazendo com que tenha mais apetite e que tenha que comer urgentemente para acalmar a ansiedade. Além disso, quando está numa dieta para perder peso, o seu organismo ativa a secreção de grelina para que coma mais e daí que sinta mais fome à tarde/ noite. Como pode evitá-lo? Fazendo 5 refeições diárias, com proteína e fibra.
  • A leptina controla o apetite a longo prazo. É chamada de “hormona da saciedade”, é produzida pelo tecido adiposo e quando os seus valores estão elevados faz diminuir o nosso apetite e estimula a utilização das nossas próprias reservas de gordura.
  • O hipotálamo está conectado ao sistema parassimpático e a certas áreas do cérebro que regulam o consumo de alimentos e o gasto energético, controlando quase todos os fatores que regulam a saciedade.

Depois de saber como identificar se é fome ou ansiedade e que fatores podem influenciá-l@ a sentir ansiedade,  dizemos-lhe o que comer para acalmar essa ansiedade.

 

Alimentos que acalmam a ansiedade de comer

                         Abacate

Abacate. Alimentos que acalmam a ansiedade de comer.

 

As vitaminas do grupo B ajudam a regular o sistema nervoso, portanto, alimentos como o abacate ajudam a regular a ansiedade e a conseguir saciar-se durante mais tempo. Também é muito rico em gorduras saudáveis e antioxidantes.

 

 

 

                         Azeite Virgem Extra

Azeite. Alimentos que acalmam a ansiedade de comer.

 

É o alimento base da Dieta Coerente e está no topo da lista do que deve comer para acalmar a ansiedade, graças ao seu alto poder saciante, antioxidante e nutritivo.

 

 

                     

                       Leguminosas

Leguminosas. Alimentos que acalmam a ansiedade de comer.

Ricas em proteínas vegetais e fibra. São altamente saciantes graças ao seu teor em magnésio e minerais que ajudam a relaxar o sistema nervoso. Também estimulam a produção de serotonina, diminuindo a ansiedade.

 

 

 

                            Cereais Integrais

Cereais integrais. Alimentos que acalmam a ansiedade de comer.

Massa, arroz, aveia … ricos em fibras e vitamina B que ajudam a manter-se saciad@ e a acalmar o seu sistema nervoso. Contêm magnésio e triptofano.

 

 

                         Frutos secos

Frutos secos. Alimentos que acalmam a ansiedade de comer.

 

Ideais para os seus lanches, ricos em vitaminas e proteínas, destacam-se os pinhões pelo seu teor em magnésio (270 mg em 100g). Mas lembre-se de que, se o seu objetivo for perder peso, o seu consumo deve ser moderado, uma vez que são alimentos muito calóricos (9 kcal por grama).

 

 

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