
O que comer para acalmar a ansiedade por doces? Certamente é uma pergunta que já fez a si mesmo. Neste artigo, iremos dar-lhe dicas para lidar com isso.
A ansiedade por doces é geralmente causada por uma estimulação excessiva da insulina, pela ingestão excessiva de hidratos de carbono, pelo stress ou porque passa mais de 4 horas sem comer.
Se se encontra nessa situação, é claro que deve considerar uma mudança de hábitos.
É muito importante que a sua dieta seja equilibrada, variada e que faça 5 refeições por dia. Sendo 3 refeições principais e 2 lanches. Dessa forma, ficará satisfeito por mais tempo e não chegará ansiosamente à próxima refeição. Mas se, mesmo assim, for difícil acalmar o desejo constante por doces, tome nota das nossas dicas. Iremos diferenciar apetite físico do emocional e explicar-lhe que alimentos podem acalmar essa vontade incontrolável de comer.
O que comer para acalmar a ansiedade
Uma dieta que controla a ansiedade deve fornecer nutrientes que equilibram o sistema nervoso, como vitaminas do grupo B, que são cofatores energéticos e estabilizam o humor, magnésio que acalma o sistema nervoso e triptofano, precursor da serotonina, que regula o humor e diminui o nervosismo.
Tem apetite emocional?
Um erro muito comum e muitas vezes difícil de diferenciar é confundir fome com ansiedade. Sabe como distingui-las? Basicamente, a fome física pode ser saciada e aparece de forma gradual, permitindo até que se esqueça dela. Mas a fome emocional é difícil de ignorar, pede alimentos específicos e é repentina, fazendo com que acabe por consumir mais do que deveria.
Porque tenho ansiedade?
Como referido no início do artigo, os estados de ansiedade podem ser causados por diferentes fatores, incluindo mecanismos hormonais, neurológicos e emocionais, que em muitos casos se regem por ritmos circadianos (cronobiologia):
- Citocinas e hormonas. As principais envolvidas no apetite são o glucagon, o cortisol e a insulina. Sendo esta última a que pode modificar o início e o fim da ingestão. As citocinas TNF alfa e a adiponectina são antagonistas da insulina.
- A grelina é a hormona que controla o apetite a curto prazo. É produzida pelo estômago e quando os seus valores sanguíneos estão elevados, tem apetite; contudo quando termina de comer, as suas concentrações diminuem, informando o cérebro de que está saciad@ . Quando passa longos períodos de jejum, a grelina permanece com valores elevados, fazendo com que tenha mais apetite e que tenha que comer urgentemente para acalmar a ansiedade. Além disso, quando está numa dieta para perder peso, o seu organismo ativa a secreção de grelina para que coma mais e daí que sinta mais fome à tarde/ noite. Como pode evitá-lo? Fazendo 5 refeições diárias, com proteína e fibra.
- A leptina controla o apetite a longo prazo. É chamada de “hormona da saciedade”, é produzida pelo tecido adiposo e quando os seus valores estão elevados faz diminuir o nosso apetite e estimula a utilização das nossas próprias reservas de gordura.
- O hipotálamo está conectado ao sistema parassimpático e a certas áreas do cérebro que regulam o consumo de alimentos e o gasto energético, controlando quase todos os fatores que regulam a saciedade.
Depois de saber como identificar se é fome ou ansiedade e que fatores podem influenciá-l@ a sentir ansiedade, dizemos-lhe o que comer para acalmar essa ansiedade.
Alimentos que acalmam a ansiedade de comer
Abacate
As vitaminas do grupo B ajudam a regular o sistema nervoso, portanto, alimentos como o abacate ajudam a regular a ansiedade e a conseguir saciar-se durante mais tempo. Também é muito rico em gorduras saudáveis e antioxidantes.
Azeite Virgem Extra
É o alimento base da Dieta Coerente e está no topo da lista do que deve comer para acalmar a ansiedade, graças ao seu alto poder saciante, antioxidante e nutritivo.
Leguminosas
Ricas em proteínas vegetais e fibra. São altamente saciantes graças ao seu teor em magnésio e minerais que ajudam a relaxar o sistema nervoso. Também estimulam a produção de serotonina, diminuindo a ansiedade.
Cereais Integrais
Massa, arroz, aveia … ricos em fibras e vitamina B que ajudam a manter-se saciad@ e a acalmar o seu sistema nervoso. Contêm magnésio e triptofano.
Frutos secos
Ideais para os seus lanches, ricos em vitaminas e proteínas, destacam-se os pinhões pelo seu teor em magnésio (270 mg em 100g). Mas lembre-se de que, se o seu objetivo for perder peso, o seu consumo deve ser moderado, uma vez que são alimentos muito calóricos (9 kcal por grama).
Deixe-nos um comentário ou pergunte aos nossos Nutricionistas Online.
Pode nos seguir os nossos conselhos, receitas e truques nas nossas redes sociais Facebook, Instagram ou no nosso canal do YouTube
Não duvide mais, una-se ao movimento Coer!