Ultracongelados | falsos mitos e vantagens

Ultracongelados. Falsos mitos e vantagens. Dieta Coerente

Incorpore produtos ultracongelados na sua alimentação diária sem medo. Eles permitem que economize tempo e dinheiro, planeie melhor as compras e que a sua alimentação seja mais variada.

 

Ultracongelados de Peixe e Marisco

O congelamento profundo de peixes e crustáceos não afeta a sua composição. O peixe é composto principalmente por água, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais e estes são minimamente afetados durante o ultracongelamento, pois isso é feito rapidamente e reduz a exposição dos peixes a agentes oxidantes e / ou contaminantes.

O peixe, uma vez limpo e devidamente preparado, passa por um processo de congelação. Este processo deve ser realizado por uma equipa especializada que atinge rapidamente a temperatura de -18ºC ou menos (temperatura de ultracongelamento). Esta temperatura deve ser mantida durante o transporte, armazenamento e distribuição.

Muitos desses produtos estão cobertos de gelo. Consiste em imergir os peixes em água fria por um período de 10 a 20 segundos ou, se forem em grande quantidade, serão borrifados com água em túneis de operação contínua. Desta forma, a água solidifica-se rapidamente na superfície do peixe criando uma camada protetora, protegendo o peixe da perda de água ou de sofrer danos  e melhora sua conservação.

Às vezes, são adicionados aditivos a essa água para que tenha melhor aspeto e / ou também para reduzir os processos enzimáticos e microbianos. Tudo isto é regulamentado e seguro para a saúde.

É verdade que o seu aroma, textura ou forma podem ser afetados durante o processamento, mas isso dependerá da qualidade do congelamento profundo e da forma como descongelamos o peixe em casa. Recomenda-se sempre seguir as instruções do rótulo e caso não tenha, descongele o peixe no frigorífico no mínimo 24 horas. Não deve ser descongelado à temperatura ambiente ou por outros métodos (imerso em água quente, etc.) para evitar o crescimento de bactérias.

 

Falsos mitos sobre os vegetais congelados

Os vegetais, uma vez colhidos, selecionados e limpos, são colocados numa temperatura de -18 graus. Para evitar alterações organolépticas, geralmente são previamente branqueados.

Talvez o mito mais difundido sobre vegetais congelados seja que eles TÊM MENOS NUTRIENTES DO QUE OS FRESCOS. Ao contrário do que possa parecer, muitas vezes o rápido processamento de vegetais ultracongelados evita a perda de vitaminas, água e minerais, em comparação com  aqueles que são armazenados e transportados em temperatura de refrigeração e depois permanecem dias no supermercado, expostos à luz, ar e manuseio e, portanto, têm maior probabilidade de oxidação e contaminação por agentes microbianos.

No que diz respeito aos enlatados ou conservados, os ultracongelados continuam a ter um melhor rendimento, visto que não se encontram em meio aquoso (pode causar solubilidade de vitaminas e minerais), aumento do sal e contacto com outros aditivos.

Os vegetais congelados geralmente não precisam de ser descongelados antes, portanto, podem ser cozidos imediatamente.

 

Vantagens dos vegetais ultracongelados

No rótulo temos todas as informações relativas ao local de cultivo, peso líquido, instruções sobre métodos de conservação e se foram adicionados outros aditivos e em muitos casos a composição nutricional.

Isso não acontece com os vegetais frescos e ajuda o consumidor a ter todas as informações disponíveis antes de fazer a compra.

Portanto, os alimentos congelados são uma excelente opção se não tem a possibilidade de comprar alimentos frescos. Embora o processamento às vezes possa afetar as suas propriedades organolépticas (textura, sabor, etc.), dificilmente afeta a sua composição nutricional. 

Nos rótulos encontramos todas as informações necessárias para escolher o produto mais adequado. É importante que, em casa, sigamos as regras básicas de higiene para reduzir os riscos e ajudar a manter a boa qualidade.

Não devemos esquecer também que embora sejam guardados por longos períodos de tempo, possuem uma data de validade, indicada na embalagem.

 

Receitas com vegetais ultracongelados

Espinafres à catalã

Ingredientes:

– 1 kg de espinafres congelados
– 1 Colher de Sopa. de pinhões
– 1 Colher de Sopa. de passas
– 2 colheres de sopa. de azeite extra virgem

Preparação:

Lave os espinafres, pique e coza durante 9 min. Coloque-os a escorrer.
Enquanto isso, numa frigideira, acrescente algumas colheres de sopa de azeite, acrescente as passas previamente demolhadas, depois os pinhões e por último os espinafres escorridos.

Refogue até que os pinhões estejam dourados.

 

Flans de espargos
Ingredientes:

– 800g de espargos verdes congelados
– 3 ovos
– 1 copo de leite evaporado
– Azeite extra virgem
– 1 pitada de sal
– Cebolinho (opcional)

 

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 165ºC.


Coloque os espargos numa panela com água e sal e leve para cozer. Cozinhe-os na água quente até ficarem macios. Escorra bem, corte em pedaços pequenos e misture com o leite evaporado e os ovos.

Unte uma assadeira ou várias formas pequenas com azeite e despeje o preparado anterior. Asse por 45 minutos em banho-maria (dentro de outro recipiente com água).

Deixe arrefecer e desenforme passando uma faca pelas bordas ou submergindo o molde em água fria.

Deixe arrefecer 20 minutos no frigorífico  antes de servir.  Pode decorar com cebolinho.

 

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